Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cultura & Lazer

Ziraldo é o homenageado na categoria Notório Reconhecimento do Prêmio Guerra-Peixe

Foto: reprodução

No dia 18 de março acontece mais uma edição do Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura, honraria que premia os destaques da área cultural do ano de 2014. O evento acontece no Theatro Dom Pedro.

Os indicados concorrem a uma estatueta confeccionada em bronze artístico – criada pelo escultor Sérgio Cestari – em 11 categorias: Notório Reconhecimento, Música Popular; Música Erudita; Teatro; Dança; Artes Visuais, Literatura, Comunicação, Audiovisual, Produção Cultural; e Categoria Especial.

A Categoria Notório Reconhecimento considera o conjunto da obra e o homenageado deste ano é o cartunista Ziraldo, reconhecido internacionalmente. Ele também é chargista, dramaturgo, caricaturista, escritor, cronista, pintor, dramaturgo e jornalista. Ilustrações de Ziraldo já figuraram em publicações internacionais como as revistas “Private Eye”, da Inglaterra; “Plexus”; da França e “Mad”, dos Estados Unidos. Seu maior sucesso editorial foi o livro “O Menino Maluquinho”, adaptado para a TV, cinema e espetáculo musical.

A cada ano é escolhida uma comissão formada por agentes culturais, que assiste aos espetáculos e filmes, lê publicações, visita exposições e se reúne frequentemente para analisar as indicações. A comissão que atuou em 2014 foi composta por Inez Petri, Maria Luísa Rocha Melo, Leonardo Cerqueira, Mirela Guerra-Peixe, Rodrigo D’Ávila, Rosemarie Serafim, Sandra Vissoto, Tê Barbosa e William Esteves, sob a coordenação diretor de Cultura da Fundação de Cultura e Turismo, Breno Moroni.

Confira os indicados:

Música Popular – Felipe Depoli (atuação em 2014)- contrabaixista; Tribo de Gonzaga (lançamento do CD A Ciranda vai rodar); Gus Monsanto (atuação 2014)- vocalista; Grupo Kawabanga (pelo show apresentado no Projeto “Música no Sesc”, no Sesc Quitandinha).

Música Erudita – Carlos Völker-Fecher (pela regência do concerto em homenagem ao centenário do Maestro Guerra-Peixe, no Sesc Quitandinha); Antonio Gastão (pela regência da Cantata de Resende no I Concerto da Temporada do Museu Imperial; Daniel Burlet (pelo concerto de piano da SAV realizado no Theatro D. Pedro); Michele Ramos (pela participação como soprano na Ópera O Diletante, no Theatro D. Pedro).

Teatro – Companhia Teatral Língua de Trapo (pela atuação em 2014); Fábio Branco (pela atuação em 2014)- ator; Benvenuto e Satura Cias. Teatrais (pela realização da peça O Flautista de Hamelin); Teatro Circense Andança (pela realização da peça Entre o Céu e a Terra).

Dança – Camilla Rangel (VIII Mostra de Dança do Studio de Dança Aline Calile no Theatro D. Pedro)- bailarina; Andreza Brites e Tiago Moraes (pela coreografia Recém Chegados no espetáculo Tour da Dança do Studio Movimento, no Theatro D. Pedro); Macilio Júnior e Jeferson Lengruber (pela coreografia Sem Preconceitos no espetáculo Tour da Dança do Studio Movimento, no Theatro D. Pedro); Studio & Cia. de Dança Hip-Boi (espetáculo Celebrando a Criação, no Theatro D. Pedro).

Artes Visuais – Roberto Pessôa (exposição O Branco sobre Branco, no Centro de Cultura Raul de Leoni)- artista plástico; Rubens Paiva (exposição O Catador de Imagens, no Centro de Cultura Raul de Leoni) – fotógrafo; Sebastião Barbosa (exposição Juventude em Ação, exposição itinerante realizada nas praças Visconde de Mauáe Rui Barbosa (praça da Liberdade ) – fotógrafo; Rodrigo CB (produção de 2014)- grafite.

Literatura – Roseni Kurányi (livro Reverendo Antônio); Andréa Pachá (livro Segredo de Justiça); Felipe Barenco (livro Fake); Verônica de Mello e Júlia Travassos (livro De um ponto eu traço o conto).

Comunicação – Revista Casa & Campo- Tribuna de Petrópolis (divulgação cultural); Revista On (divulgação cultural); Programa Arte e Cultura –Fase TV(divulgação cultural); Programa Bem Cultural – TV Vila Imperial (divulgação cultural).

Audiovisual – Marcus Freitas, Leonardo Randolfo e Arthur Varella (concepção do espetáculo de vídeo mapping Petrópolis de todos os Tempos); Aline Castella (direção de arte do documentário 1962: o Ano do Saque); José Ricardo Marques Ferreira e Ricky Ferreira (direção do filme Os sonhos se encontram no ar: a Vida e Obra de Casimiro Montenegro Filho); Márcio Nunes (produção do filme Uma jóia entre as montanhas).

Produção Cultural – 3º Conselho Espírita da Unificação – Petrópolis (evento Praça Florida de Livros edição 2014); Catarina Maul (pela atuação como produtora cultural em 2014); Grupo Solstício (Solstício do Som edição 2014); TV Cidade de Petrópolis –TVC 16 (Festival de Bandas de Rock no Theatro D. Pedro).

Categoria Especial – Espaço Cultural Arte na Avenida (cursos na área cultural); Cineclube Cinema 360 – coordenação de Aline Castela; Cia.de Teatro Livro Aberto (25 anos de atuação); Projeto do Morro – coordenação Bruno Gonçalves- dança de rua.

Notório Reconhecimento – Ziraldo – cartunista

3 Comentários


  1. “Raramente a verdade recupera o terreno perdido sobre a lenda, esta eterna necessidade de fabricar heróis.” Stefan Zweig

    ZIRALDO… um gannde safado, sem vergonha na cara que recebeu indenização, quando deveria pagar ao país. Procurem um artigo de um juíz que diz muiot mais sobe ele. Se o PASQUIM fechou as portas, é proque não tinha ssunto, e o safado ainda quer e recebu idenização ..O MILLÔR FERNANDES TINHA RAZÃO, embora o pilantra não tenha pego ema rmas, serve muito bem ….

    “ A luta Armada não deu certo e eles agora querem indenização? Então eles não estavam fazendo uma rebelião e sim um investimento”. Millôr Fernandes

    “O homem medíocre não acredita no que vê, mas no que aprende a dizer.” Olavo de Carvalho.

    “Na vida quase sempre as sortes são diferentes, os que reconhecem os fatos não são os que agem e os que agem não são os que os reconhecem. A história não tem prazo para fazer justiça. ” Stefan Zweig – esse merece homenagens.


  2. UMA VERGONHA PARA PETRÒPOLIS E PARA O GUERRA…. quem deu esse prêmio???????

    “Também o destino vez ou outra escolhe herói insignificante para mostrar que, de matéria frágil, sabe tirar o mais intenso patético e da alma fraca e indolente, a mais alta tragédia.” Stefan Zweig

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).