Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cultura & Lazer

Prêmio Guerra-Peixe acontece nesta quarta-feira

Na próxima quarta-feira (18) acontece a sexta edição do Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura no Theatro Dom Pedro, na data em que o homenageado completaria 101 anos de vida. Os vencedores, de 11 categorias, recebem uma estatueta confeccionada em bronze artístico – criada pelo escultor Sérgio Cestari.

“A arte, na verdade, é incomparável, imensurável. O Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura é importante para movimentar a classe artística. Que ele sirva de estímulo para os nossos artistas locais participarem também de outras premiações e mostras fora da cidade” declarou Breno Moroni, diretor de Cultura da Fundação de Cultura e Turismo, anunciando ainda que este ano o prêmio também prevê o quadro Janela para a Saudade, que presta uma homenagem especial a figuras do meio cultural da cidade falecidas em 2014.

Confira os indicados aqui.

Sobre guerra-Peixe

O maestro César Guerra-Peixe, de ascendência portuguesa, nasceu em Petrópolis em 1914. Aos sete anos já tocava bandolim. Após os estudos de teoria e solfejo vieram outros instrumentos, como o violino e sua verdadeira vocação como compositor. Estudou na Escola de Música Santa Cecília – onde mais tarde viria a lecionar violino como professor assistente – e depois completou seus estudos no Rio de Janeiro, tornando-se  professor e violinista da Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio MEC. Autor de uma vasta obra, consagrado como um dos maiores músicos brasileiros, compôs trilhas sonoras para filmes, bem como trabalhos no campo da MPB, fazendo arranjos sinfônicos para músicas de Chico Buarque, Luiz Gonzaga e Tom Jobim.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).