Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Coluna Literária

[Coluna literária] “Todos os meus amigos são super-heróis” – Andrew Kaufman

Singelo. Esta poderia ser uma palavra para descrever “Todos os meus amigos são super-heróis”, de Andre Kaufman. Contudo, singelo seria apenas um adjetivo para descrever uma narrativa aparentemente muito simples, mas que, na verdade, é carregada de significados. Assim como “O Pequeno Príncipe” que, à primeira vista, pode parecer um livro infantil, “Super-heróis” também se utiliza de um universo semelhante para falar de algo mais profundo, recheado de metáforas e beleza. Por isso, acho que “qualquer semelhança com a realidade (não) é mera coincidência” o definiria melhor.

Na história, existem aproximadamente 249 super-heróis na cidade de Toronto. Tom não é um super-herói, mas conhece vários: O Anfíbio, A Pilha de Nervos, A Bronca, O Homem Impossível, O Minigigante, Daquiapouco, A Doma-Rapaz, dentre outros. Tom casou-se com uma super-heroína, A Perfeccionista, cujo poder é tornar tudo perfeito. No dia do casamento, Hipno, supervilão e ex-namorado de Perfeccionista, hipnotizou-a: Tom ficou invisível, mas somente aos olhos dela. Depois de dois meses sem notar o marido, a Perfeccionista está prestes a pegar um avião para recomeçar a vida em Vancouver.

A narrativa se torna fantástica pela literalidade das ações dos personagens, que ainda são ilustradas, como por exemplo, um coração realmente partido, mas que também são alusões perfeitas ao que acontece nos relacionamentos da vida real. Tudo isso é feito com um toque de humor, já que os “super-poderes” são características marcantes da pessoa, que passam a defini-la, ou seja, rótulos. Por isso, é possível se ver em alguns dos personagens, assim como ver refletidos neles muitos dos que nos cercam.

“Ok, tem uma coisa que você sabe fazer, uma coisa que você faz diferente de qualquer outra pessoa neste planeta. Isso o torna especial, mas ser especial na verdade não significa nada. Você ainda tem que sair da cama e se vestir. Os nós dos seus cadarços ainda vão desatar. Sua amada ainda vai deixá-lo se você não a tratar bem.”

Agridoce como a vida, “Todos os meus amigos são super-heróis” é um livro cativante, para se ler num dia. Uma boa pedida!

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).