Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Política

Frente Parlamentar em Defesa das UPAs é instaurada na Câmara Municipal

Visando lutar pela sustentabilidade das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Petrópolis, a Câmara Municipal instaurou a Frente Parlamentar em Defesa e Apoio das UPAs, que tem a primeira reunião agendada para a próxima semana. A Frente, presidida pelo vereador Thiago Damaceno, contou com a adesão de outros nove parlamentares e vai atuar para garantir o funcionamento adequado das UPAs.

“Estamos assistindo ao desmonte da política pública de saúde do Estado do Rio de Janeiro, que vem atrasando o repasse às UPAs de diferentes municípios fluminenses, incluindo Petrópolis. Estamos nos posicionando a favor das UPAs e, com a Frente Parlamentar, vamos buscar soluções para manter o atendimento adequado e garantir sua sustentabilidade a longo prazo, entendendo que as unidades estão consolidadas como parte do Sistema de Saúde Pública de Petrópolis”, declarou Damaceno.

Os membros da Frente Parlamentar deverão criar um Estatuto, que será elaborado no prazo de 60 dias após a primeira reunião. A intenção é construir o documento em parceria com organizações governamentais e não governamentais, Conselhos Municipais, em especial o Conselho Municipal de Saúde (Comsaúde), e a Sociedade Civil. Os encontros da comissão serão abertos a todos que desejam contribuir para a elaboração do texto. Ao final de 12 meses, a coordenação convocará uma reunião ordinária, para eleição de um novo grupo de trabalho.

A adesão à Frente Parlamentar em Defesa e Apoio das Unidades de Pronto Atendimento foi facultativa e os vereadores tiveram o prazo de 30 dias para demonstrar interesse. Além de Thiago Damaceno, também aderiram ao grupo os parlamentares Jorginho Banerge (PSB), Osvaldo do Vale (PSB), Ronaldão (PR), Luizinho Sorriso (PROS), Pastor Sebastião (PSC), Ronaldo Ramos (PROS), Marcos Montanha (SDD), Meirelles (PTB) e Roni Medeiros (PTB).

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).