Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Política

Estruturação de práticas integrativas no município será tema de Audiência Pública

Nesta sexta-feira (6), a Política Nacional de Práticas Integrativas (PNPIC) será tema de Audiência Pública, que acontece às 14h, na Câmara Municipal. O debate tem como objetivo estimular a discussão sobre as possibilidades de ampliar e estruturar as práticas integrativas no município, já que o Ministério da Saúde tem buscado a estruturação e o fortalecimento da atenção em PIC no SUS, incentivando a inserção das práticas, com ênfase na atenção básica.

As práticas integrativas e complementares são aquelas que estimulam os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação de saúde. Elas contribuem para a promoção da saúde, redução do consumo de medicamentos e melhoria da qualidade de vida. Entre as práticas integrativas estão a Medicina Tradicional Chinesa/acupuntura, homeopatia, plantas medicinais/fitoterapia, termalismo social/crenoterapia, e medicina antroposófica.

O vereador Silmar Fortes, presidente da Comissão em Defesa da Saúde, destacou os motivos que estimularam a realização do encontro. “Vamos comemorar os 10 anos da PNPIC, consolidada após a publicação das portarias ministeriais em maio e julho de 2006, além de seguir com a discussão sobre as possibilidades de ampliar e estruturar as práticas integrativas no município. Essa política pretende tornar cada vez mais acessíveis opções preventivas e terapêuticas aos usuários do Sistema Único de Saúde. Em agosto de 2015 já debatemos o tema buscando consolidar as PICs, que constam no Plano Municipal de Saúde”.

Com o intuito de fortalecer o debate, o vereador convidou para participar da Audiência Pública representantes da Fiocruz/Palácio Itaboraí, Asbhanto (Associação Sino Brasileira de Acupuntura, Moxabustão e Terapias Holísticas), Instituo Roberto Costa, Pastoral da Saúde, Associação Médica de Petrópolis, Medicina Chinesa, ConaFlor, SMS, Emater, Farmácia Básica, alunos do curso de Naturopatia e representantes de PSFs do município.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).