Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Política

Vereadores mirins pedem melhorias para problemas nos bairros

Construção de muro de contenção, calçamento de vias, instalação de iluminação pública, retirada de terra de barreiras que obstruem vias e falhas na coleta de lixo foram alguns dos problemas apontados por alunos da rede pública durante a 25ª edição do projeto Câmara Mirim. A plenária mirim foi realizada na tarde de terça-feira (05.07), na Câmara de Vereadores, onde os estudantes debateram problemas e apresentaram indicações buscando soluções. As questões relatadas nas redações que selecionam os “vereadores mirins” foram transformados em projetos debatidos em plenário.

O Câmara Mirim foi criado em 2001 com o objetivo de despertar o interesse dos jovens pela política e desenvolver a cidadania. “Chegamos a 25ª edição oferecendo aos alunos a oportunidade de conhecer na prática como funciona o Legislativo municipal. Eles recebem informações sobre as funções do vereador, o papel do poder Legislativo na cidade e também sobre como funcionam os demais poderes (Executivo e Judiciário). Além de conhecer a rotina do legislativo e entender quais são as atribuições de um vereador e em que questões é possível atuar, eles entendem como os três poderes se relacionam e quais as atribuições de cada um deles. Isso é importante para que, na idade adulta, eles saibam o que devem cobrar a cada um deles”, explica o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor.

Os diplomados participaram da sessão plenária e elegeram a Mesa Diretora, que teve como presidente a estudante Sofia Maria da Costa, da Escola municipal Profª Maria Campos. Os demais integrantes da mesa foram: João Vitor Lima Abreu (1º vice-presidente), Daniel Rufino Batista (2º vice-presidente), Camila Silva de Souza (1ª secretária) e Willian Wiskutz Becker Silva  (2º secretário). Durante a sessão especial, “vereadores mirins” apresentaram seus Projetos de Lei e votaram as matérias sugeridas. As indicações aprovadas na plenária mirim serão levadas à prefeitura e entregues em mãos pelos “vereadores mirins” ao chefe do Executivo.

Participaram da 25ª edição alunos das escolas municipais Fábrica do Saber, Dom Cintra, Rosemira Cavalcanti, Profª  Maria Campos, Odette Fonseca, Dr Rubens de Castro Bomtempo, Germano Valente / COMAC, Robert Kennedy, Clemente Fernandes e Monsenhor João de Deus. 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).