Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Ambiente

Grupos se unem para realizar ações de conscientização de preservação ambiental e prevenção de acidentes nas montanhas

Com o objetivo de sinalizar as trilhas com placas que auxiliarão os montanhistas nas bifurcações, limpeza das montanhas e conscientização sobre preservação ambiental, diversos grupos da cidade como o Fazemos a Diferença, Centro Excursionista Petropolitano e Parnaso + APA estão se juntando para promover ações nestes locais, além de recrutarem voluntários.

Um dos problemas enfrentados hoje é falta de verba e efetivo de órgãos responsáveis por fazer tais demarcações, e quando as fazem, tornam-se alvo da ação de vândalos que retiram os totens e estacas colocadas.

“Isso prejudica muito os montanhistas principiantes que entram nas trilhas e acabam se perdendo. Por falta de experiência, acabam enveredando mais ainda na mata fechada e ficam ao relento à mercê de acidentes (quedas), hipotermia e outras coisas. Além disso, foi observado que a sujeira deixada para trás causa queimadas (foram encontradas latinhas com refrigerante borbulhando e começando um foco em árvores podres na mata, cacos de vidro, etc). Montanhistas da cidade se propuseram, com autorização e participação das autoridades responsáveis, a fazer essas marcações e começar um trabalho de conscientização da população sobre o tema (prevenção de acidentes e proteção ambiental)”, explica uma das coordenadoras, que também é montanhista, do Fazemos a Diferença.

O Fazemos a Diferença já planeja uma limpeza na trilha no Cobiçado x Ventania. Já a parte de marcação das trilhas com placas de sinalização está a cargo dos voluntários do Centro Excursionista Petropolitano e Parnaso + APA.

Foto: Castelinho / Robson Aguiar

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).