Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Gastronomia

Petrópolis Gourmet termina neste fim de semana

Neste domingo (29) chega ao fim a XVI edição do Petrópolis Gourmet “Cerveja na Panela”. Contudo, ainda é possível apreciar o Circuito Gourmet, com a presença dos 35 restaurantes que fazem parte do festival gastronômico e que criaram pratos especiais para a ocasião, tendo a cerveja como protagonista. Além disso, os últimos dias vão contar com oficinas gastronômicas, Mercado Gourmet e música para embalar todo este momento.

No sábado, às 10h30, na Praça Dom Pedro tem Agito Gastronômico com a presença da renomada chef Juja. Nascida em Santa Inês – Maranhão e já dedicada há 30 anos à culinária maranhense, Ana Lula carinhosamente conhecida como Juja é hoje um dos mais importantes nomes da gastronomia típica do nosso estado.

Já em Itaipava, o Shopping Vilarejo, em Itaipava, recebe novamente o Mercado Gourmet, a partir das 10h com uma intensa programação e a participação fiel da Associação de Produtores Orgânicos de Petrópolis (APOP), com pães, geleias, queijos, shikati, bolos, verduras, biscoitos, conservas, dentre outros. Entre os expositores estão: 1Farinha do Bem, Ricardo Gonzales Pães, Arte em Conservas, Jardineira Gastronômica, Mel da Mata Atlântica, Fogosa Pimenta, Caramelos D’angelo, Suzanne Gluten Free e Indumentar.

A oficina gastronômica “Prato do Aria”, com o chef Bruno Canatto, acontece às 12h e irá ensinar a preparar um file de salmão deitado em teriaki de cerveja Weiss, legumes grelhados e arroz vermelho.

Para às 17h está agendada a oficina gastronômica “O Pão e a Cerveja”, com o padeiro mestre artesanal Ricardo Gonzalez e a chef Mônica Sangali, que irão preparar um pão cervejeiro com sobra de broto de cevada, harmonizado com tomate confit e cerveja artesanal.

Logo mais, às 18h30 a chef Juja estará de volta as atividades do Petrópolis Gourmet, ministrando mais uma oficina gastronômica, ensinando a preparar um filé de peixe com crosta de castanha.

Para participar das aulas é preciso fazer a inscrição no próprio local, meia hora antes do evento. Uma apresentação musical com o grupo Soul Bossa Nova promete embalar todo este cenário do mundo da culinária no Vilarejo, a partir das 18h, com Elvira Helena (voz), Alexandre Guichard (violão), José Carlos Winicki (baixo), e Helio Ratis (bateria), para um momento “Bossa”, resgatando clássicos da Bossa Nova e releituras de canções da MPB com uma “alma” diferenciada.

Ainda no sábado, o Centro de Propagação da Cultura Cervejeira – iniciativa da Cervejaria Bohemia em parceria com a Casa OLEC promove o curso “Da tábua à taça – uma trilha de sabores e cultura”, a partir das 16h. A oficina de degustação e harmonização de queijos e cervejas será conduzida pelo sommelier, chef e autor do blog “Queijo com Prosa”, Daniel Martins. Serão sete harmonizações e muitas histórias envolvendo duas paixões nacionais: queijo e cerveja. Colunista da Revista da Cerveja, Daniel é formado pelo Instituto Cândido Tostes, considerado um dos melhores centros técnicos lácteo da América do Sul. Neste caso a inscrição é paga e deve ser feita pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (24) 2020-1010.

No domingo, fechando o XVI Petrópolis Gourmet com chave de ouro, acontece o Agito Gastronômico na Feira Livre do Alto da Serra, reunindo diversos chefs, que irão preparar pratos à muitas mãos para uma degustação gratuita de mini porções.

A programação completa do evento “Cerveja na Panela” pode ser vista aqui.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).