Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Agenda cultural

Festa Literária da Serra Imperial acontece nesta semana

De 30 de agosto a 02 de setembro, Petrópolis recebe a 2ª edição da Festa Literária da Serra Imperial – FLISI, realizada pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento e a Fundação Cesgranrio. Este ano, a FLISI ocorre no Museu Imperial, Centro de Cultura Raul de Leoni, Casa da Educação Visconde de Mauá, Casa de Cláudio de Souza e Casa Stefan Zweig.

A Festa homenageia Machado de Assis, em celebração aos 120 anos da Academia Brasileira de Letras – ABL. A abertura acontece nesta quarta-feira (30), às 19h, no Cineteatro do Museu Imperial, com palestra proferida pelo titular da ABL, Antônio Carlos Secchin, sobre o tema “Traindo a Tradição: Machado de Assis e Dom Casmurro”.

Na quinta-feira (31), às 11h, no Centro de Cultura Raul de Leoni, será inaugurada a exposição “A Serra Imperial de Machado de Assis e seus melhores poemas”, com fotos da Biblioteca Nacional relacionadas às poesias do escritor, seguida de oficina criativa sobre o intelectual. Às 13h30, ocorre a apresentação do coral “As Jovens Princesas de Petrópolis”, com regência de Rodrigo D’Ávila, na Casa da Educação, onde às 17h será realizado o “Espaço da Literatura Petropolitana”, com escritores da cidade.

A Festa presta uma homenagem ao escritor Antônio Callado, comemorando seu centenário, na quinta-feira (31), às 14h, com a inauguração de uma sala de leitura com mil livros novos, na Casa da Educação Visconde de Mauá. A sala é oferecida pelo projeto “Alegria de Ler”, do Instituto Oldemburg, com patrocínio da GE Celma, e receberá o nome de “Biblioteca Antônio Callado”. Logo após a inauguração da biblioteca, será aberta a exposição “Quarup”, romance do autor sobre os índios do Xingu, seguida de oficina criativa. Às 19h, será apresentado o documentário “Paixão”, sobre Callado, com mediação do professor Norton Ribeiro.

No cineteatro do Museu Imperial, ainda na quinta-feira, às 16h, a FLISI realiza a mesa e roda de leitura “Encontro de poetas da língua portuguesa”, sob o comando de Carmem Teresa Elias e Mariza Sorriso. Às 19h, “A atividade editorial da segunda metade do século XX” será tema de mesa com os palestrantes Cristina Ferrão, José Paulo M. Soares e Fabiano Cataldo, com mediação do diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira.

Um debate sobre o livro “Unidade Espiritual do Mundo”, com textos de Alberto Dines, Celso Lafer, Klemes Renoldner e Jacques Le Rider, será realizado na Casa Stefan Zweig, pelo diretor da instituição, Israel Beloch, na sexta-feira, dia 01 de setembro, às 11h.

Na Casa da Educação, também na sexta-feira, às 14h, a FLISI homenageará o educador Paulo Freire, que revolucionou a pedagogia com seu método de despertar a consciência crítica dos alunos, quando será lançada sua biografia com a presença da viúva e autora – Nita Freire, inaugurando o projeto “20 anos sem Paulo Freire”. Às 15h30, o Coral dos Anjos, regido por Danilo Henriques, se apresentará. Às 17h, ocorre mais um “Espaço da Literatura Petropolitana”, com roda de conversa com as autoras Catarina Maul e Silvana Coelho, às 18h.

Ainda na sexta-feira, às 15h, no Museu Imperial, o Instituto Oldemburg lança o livro “Viagem ao Brasil”, que conta a história do austríaco Franz Joseph Frühbeck na viagem a bordo do navio onde viajava D. Leopoldina quando veio da Europa para o Brasil. Para falar sobre o livro, a mesa “D. Leopoldina, princesa do Brasil”, terá como convidados: o diretor do Museu Histórico Nacional, Paulo Knauss, Maria Isabel Lenzi, Clóvis Bulcão, Patrícia Souza Lima e Claudia Maria Souza Costa. O livro será distribuído gratuitamente a todos que comparecerem a esta mesa.

A mesa “Machado de Assis e Petrópolis, a cidade da paz”, também será realizada na sexta-feira, às 18h, no Centro de Cultura Raul de Leoni, com participação de Marcelo Fernandes e Suzana Klôh, e mediação do professor Leandro Rodrigues.

Finalizando a programação da sexta-feira, às 19h30, no cineteatro do Museu Imperial ocorre a mesa “Herói de guerra ou vilão sanguinário? O Conde d’Eu, a Guerra do Paraguai e a política imperial”, com Rodrigo Goyena Soares, Ricardo Salles e mediação de Fátima Argon e Bruno Tamancoldi, quando será lançado o livro “Diário do Conde d’Eu” – historiador Rodrigo Goyena Soares descobriu o diário íntimo do Conde d´Eu, escrito de março de 1869 até abril de 1870, e fez a transcrição e tradução do original em francês para o português.

No sábado, dia 02 de setembro, a convidada pela Academia Petropolitana de Letras, Dra. Anabelle Loivos Considera, participa da FLISI proferindo a palestra “Euclides da Cunha, um tapuia serrano”, às 11h, na Casa de Cláudio de Souza, levando o público a um passeio pelos escritos poéticos, ensaios, correspondência epistolar e clássicos do escritor. Às 15h, no cineteatro do Museu Imperial, os escritores Ruy Castro, Heloísa Seixas e Clóvis Bulcão participam da mesa “A Memória como fonte para a ficção e a não ficção”, conversando com o público sobre os prazeres e os desafios da escrita, bem como, sobre as diferenças entre biografia e memória, e entre ficção e não ficção. Às 18h30, o espetáculo “Um Sarau Imperial”, encerra a Festa Literária da Serra Imperial deste ano, com dramatização interativa com as personagens históricas Princesa Isabel, Condessa de Barral, Baronesa de Loreto, Francisca Taunay e Adelaide Taunay.

A FLISI também proporcionará visitas guiadas às exposições e atividades escolares na “Biblioteca Rocambole” do Museu Imperial. Durante as mesas, serão sorteados livros. Ainda há vagas em algumas atividades da Festa Literária. As inscrições podem ser realizadas no site: www.flisi.com.br.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).