Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Política

Lei que alerta para os sinais da Síndrome de Burnout é aprovada

Nesta semana, a Câmara Municipal aprovou a lei que cria o Dia Municipal de Conscientização e Orientação sobre a Síndrome de Burnout, a ser realizado anualmente no dia 15 de outubro.

A síndrome de Burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger, um médico americano. O transtorno está registrado no Grupo V da CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde). Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes.

“Cobranças, pressão para produzir, exigências no cumprimento de prazos cada vez mais apertados. Rotinas produtivas que se tornam cansativas e profissionais cada vez mais doentes física e mentalmente. Isto pode resumir a realidade de muitos trabalhadores na atualidade e esta situação acaba fazendo se perder de vista coisas como a alegria e o prazer na execução das atividades diárias”, apontou a vereadora Gilda Beatriz, autora da lei, que é psicóloga e presidente da Comissão de Defesa da Educação e dos Servidores Públicos.

A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso. O diagnóstico leva em conta o levantamento da história do paciente e seu envolvimento e realização pessoal no trabalho.

“É necessário que trabalhadores nessas condições passem a conhecer essa síndrome, aprendam a evitá-la e saibam como lidar com ela. Nossa luta agora será para conscientizar sobre os problemas gerados por esta síndrome e, consequentemente, resultando em grande benefício ao desenvolvimento social de nosso Município”, completou.

No Brasil, 30% dos profissionais apresentam esse diagnóstico, conforme pesquisa da filial nacional da International Stress Management Association (Isma), que avaliou mil pessoas de 20 a 60 anos, entre 2013 e 2014.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).