Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Coluna Literária

[Coluna literária] “Assassinato no Expresso Oriente” – Agatha Christie

Considerada a “rainha do crime”, Agatha Christie é leitura obrigatória para quem gosta de romances policiais. E uma boa dica para conhecer o seu trabalho é “Assassinato no Expresso Oriente”, com um de seus personagens mais famosos, o detetive Hercule Poirot.

Após receber um telegrama na recepção do hotel que estava hospedado na Turquia, Poirot deve retornar a Londres imediatamente e, para isso, pega o Expresso Oriente, que está surpreendentemente lotado para aquela época do ano.

O trem é detido por uma forte nevasca a caminho da Iugoslávia, e um passageiro é brutalmente assassinado durante a madrugada. Cabe então a Poirot desvendar o mistério, ao entrevistar todos os passageiros do trem.

Logo no início descobrimos que a vítima tinha muitos inimigos e o motivo de sua morte logo é revelado. Contudo, nenhum dos passageiros parece ter relação alguma com o ocorrido. Afinal, quem matou um homem tão sórdido?

O livro é bem curtinho, dá para lê-lo em poucas horas, e a narrativa é dividida em três partes: os fatos, os testemunhos e “Hercule Poirot para e pensa”, amarrando toda a linha de raciocínio do detetive e, obviamente, mostrando a solução do caso.

Como um bom romance policial, no decorrer da leitura somos levados a fazer várias suposições, mas de fato não esperamos aquele desfecho. É surpreendente como deveria ser e mostra claramente porque Agatha Christie é um dos maiores nomes do gênero.

Recomendo a leitura o quanto antes, já que neste mês a história ganha mais uma adaptação cinematográfica com um elenco de peso, tendo Kenneth Branagh na pele do famoso detetive, além de nomes como Jude Dench, Johnny Depp, Daisy Ridley, Willem Dafoe, Michelle Pfeiffer, Penélope Cruz e Josh Gad.

Confira o trailer:

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).