Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Política

Empoderamento da Mulher é tema de audiência pública

Na manhã desta quinta-feira (8), uma audiência pública organizada pelo vereador professor Leandro Azevedo, marcou o Dia Internacional da Mulher, na Câmara Municipal. Pela primeira vez, a sociedade civil e as forças de segurança da cidade, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil, Exército e Aeronáutica, assim como representantes do Centro de Defesa dos Direitos Humanos, se reuniram para debater o “Empoderamento da Mulher”, nas diferentes esferas.

Para o vereador, a ocasião é importante para discutir e traçar metas em prol das mulheres petropolitanas. “É um momento de união, conscientização e uma oportunidade de mostrar o papel das mulheres dentro de cada uma dessas instituições de segurança, que antes eram quase exclusivamente dominadas por homens. Como ex-militar, me sinto honrado por unir as representantes dessas forças”, frisou Leandro Azevedo.

Além de aproximadamente 80 mulheres, o coronel Oderlei Santos, comandante do 26º BPM, coronel Ramon Camilo, comandante do 15º GBM, participaram da reunião. Os vereadores Marcelo da Silveira e Gilda Beatriz também marcaram presença.

“Por meio dessa união será possível alcançar os objetivos com mais rapidez, sempre visando algo mais grandioso. No ano passado, fizemos um encontro com a sociedade civil e várias demandas foram encaminhadas aos órgãos responsáveis, mas ainda há muito a ser feito”, destaca Azevedo.

A coordenadora do Gabinete da Cidadania, Ana Maria Rattes, representando o Poder Executivo, foi uma das homenageadas e destacou que esta é a primeira vez, em Petrópolis, que um evento do tipo, unindo com naturalidade as forças militares de segurança, é realizado. Ela também enfatizou o tema da audiência. “O empoderamento da mulher é uma das causas do aumento no número de casos de violência doméstica. Isso porque, a mulher tem deixado de ser uma ‘coisa’ dentro de casa e isso tem assustado e intimidado muitos homens que não sabem lidar com esse crescimento”, opina.

Representando o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Luciana Périco Coura, lembrou a tragédia ocorrida no ano passado, na Rua Henrique Paixão, no Floresta, onde uma mulher foi morta pelo ex-marido depois de assistir o assassinato dos três filhos. “É preciso quebrar o velho tabu de que ‘em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher’. Essa é a causa de muitas mortes”.

Unidades Básicas de Saúde realizam ações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

A Secretaria de Saúde, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, realizou diversas ações de conscientização e prevenção para a saúde feminina. O município realizou no ano passado 8.988 mamografias – o triplo do registrado em 2016 e 17.801 exames de preventivos. A expectativa é que neste ano os índices continuem altos, e por conta disso, as equipes além de realizarem ações educativas e de beleza, também reforçaram a importância da prevenção de doenças junto às frequentadoras da rede SUS.

As ações se estendem durante toda essa semana nos postos e unidades básicas de saúde. O foco principal será na realização do preventivo, principal exame para detectar doenças femininas, como o câncer de colo de útero. Além das coletas do preventivo, ocorrerão palestras, atividades junto a grupos de convivências e oficinas.

A Secretaria de Saúde atingiu a meta pactuada junto ao Estado com a realização de 17.801 exames ano passado. Este ano a meta é que esse número seja ultrapassado. Para isso, o secretário de Saúde, Silmar Fortes, vai fortalecer as ações nas comunidades com o trabalho das agentes comunitárias de saúde.

“A participação da população e seu envolvimento fortalece os vínculos junto à atenção básica. No caso da saúde da mulher, nossa preocupação é aumentar a divulgação da prevenção de doenças e o incentivo a procura dos postos para realização dos exames de rotina, como é o preventivo. Quanto maior o envolvimento das nossas equipes de saúde em proporcionar essa conscientização, melhor será a assistência à população”, avaliou.

Centro de Saúde ofereceu Dia da Beleza e orientação jurídica às usuárias

O Centro de Saúde Coletiva teve programação variada neste Dia Internacional da Mulher, além de aferição de pressão, palestra sobre meditação e cuidados preventivos de doenças, a unidade também ofereceu consultoria jurídica e prestou uma homenagem às servidoras e usuárias com um Dia de Beleza e distribuição de brindes doados por parceiros e próprios funcionários.

A diretora do Centro de Saúde, Elida Marta dos Santos, reforça que a unidade sempre buscou acompanhar as mulheres não só nos atendimentos clínicos, como também nos grupos de planejamento familiar, de hipertensão e diabetes e da Saúde da Mulher.

“Nós envolvemos toda equipe nessa ação do Dia da Mulher. Temos algumas funcionárias que fazem artesanatos e confeccionaram lembrancinhas para as nossas servidoras e conseguimos doação de brindes para sortearmos entre as usuárias. São ações simples, mas que reforçam a importância da mulher se cuidar e ter mais autoestima”, avalia Elida Marta dos Santos.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).