Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Política

Câmara aprova projeto de lei que inclui Dia de Combate ao Preconceito às Pessoas com Nanismo no calendário oficial

Nesta última terça-feira (25), a Câmara Municipal aprovou em segunda discussão, o projeto de lei de autoria do vereador Maurinho Branco (Progressistas), que inclui no calendário oficial do município o Dia de Combate ao Preconceito às Pessoas com Nanismo. A data será o dia 25 de outubro de cada ano, em harmonia com o Dia Nacional do Combate ao Preconceito a Pessoa com Nanismo, celebrado na mesma data. Aprovado na Câmara, o projeto de lei segue agora ao Poder Executivo para sanção ou veto.

A proposta, que foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares presentes, busca conscientizar a população petropolitana da necessidade de combater esta prática, possuindo como objetivos informar acerca do nanismo, combater à discriminação, auxiliar na melhoria da qualidade de vida das pessoas com a patologia e na sua inserção no mercado de trabalho.

“Muitas vezes as pessoas com essa patologia são discriminadas pela sociedade, nem sempre dispondo das mesmas chances de empregos perante pessoas de estatura normal. Além disso, por possuírem uma característica física fora dos padrões, tanto corporal quanto facial, muitos anões são tratados de forma desrespeitosa e por isso, podem enfrentar problemas para se socializarem”, explicou Maurinho.

De acordo com pesquisas recentes, estima-se que no Brasil de uma a cada dez mil pessoas tenham um dos duzentos tipos e oitenta subtipos de nanismo que engloba uma série de patologias, dentre elas a baixa estatura, medindo em média, entre 70 a 1,40m.

“Por não ser reversível e não possuir nenhum método preventivo, faz-se necessário que a sociedade esteja preparada e organizada para que as pessoas com nanismo tenham acessibilidade, atendimentos clínicos sempre que necessários, tenham qualificação e vida profissional, sejam respeitados e vivam com dignidade”, finaliza o vereador.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).