Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Política

Vereador propõe mudanças na cobrança das multas administrativas nos rotativos

Neste mês, um projeto de lei propondo alterações na forma de cobrança do estacionamento rotativo do município foi protocolado pelo vereador professor Leandro Azevedo (PSD), na Câmara Municipal. A intenção é permitir que o pagamento da multa administrativa seja realizado apenas pelas horas utilizadas. Atualmente, os motoristas que extrapolam o período são penalizados com o valor de 12 vezes o valor da tarifa, independentemente do tempo de permanência nas vagas.

De acordo com o projeto, o motorista terá três dias úteis, contados a partir da data da emissão do Aviso de Cobrança de tarifa de Regularização (multa administrativa), para regularizar o pagamento das horas utilizadas. Dessa forma será evitada a aplicação das sanções previstas no Código de Trânsito Brasileiro – CTB.

“Já venho lutando contra essas questões desde o primeiro ano de meu mandato, pois, muitas vezes, o motorista não consegue fazer o pagamento porque não encontra os parquímetros e tampouco os controladores ou o equipamento só aceita moeda e cartão de débito. Se não tiver nenhum dos dois, ele acaba recebendo a multa administrativa, hoje de R$ 42,00”, destaca o vereador.

Irregularidades encontradas em análise feita no termo de referência e contrato da SinalPark, com a CPTrans, inclusive, já foram denunciadas pelo parlamentar ao Ministério Público Estadual. Como exemplo, o vereador destaca o reajuste das multas administrativas, cujos valores passaram de cinco para 12 vezes o valor da tarifa de estacionamento.

 “Continuamos recebendo muitas denúncias da população e já presenciamos vários turistas sofrendo e se afastando da nossa cidade em virtude dessa cobrança, que considero abusiva. Tenho certeza que este é um dos motivos do esvaziamento do nosso comércio, principalmente, da Rua Teresa. Turistas e até mesmo os petropolitanos acabam preferindo procurar outros centros do que arriscar sofrer a penalidade”, finaliza.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).