Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Política

Câmara de Petrópolis aprova proibição de canudos plásticos

Nesta semana, a Câmara Municipal de Petrópolis aprovou a proibição dos canudos plásticos na cidade. A nova regra foi aprovada em primeira e segunda discussão e agora será encaminhada ao prefeito. A medida, que busca a sustentabilidade, também prevê a necessidade da disponibilização de canudos de papel biodegradável nos estabelecimentos do município.

“A utilização de canudos reutilizáveis e biodegradáveis traz benefícios para a saúde da população e diminui drasticamente a quantidade de lixo acumulado em aterros sanitários. Com a nova lei, todos serão beneficiados”, afirmou a autora do projeto, a vereadora Gilda Beatriz (MDB).

O uso de um canudo plástico por dia, durante 10 anos, significa que 3.650 canudos plásticos permanecerão uma década em aterro sanitário até seu desaparecimento completo. Existe também o problema, caso sejam eliminados por incineração, de serem altamente poluentes. “Esta ação representa algo que está sendo feito em todo o Brasil. A minha lei tem o objetivo de trazer benefícios para todos os petropolitanos. São pequenas mudanças, como esta, que podem transformar completamente a nossa forma de tratar o meio ambiente”, completou.

Com a aprovação na Câmara, a medida segue para a Prefeitura de Petrópolis, que poderá sancionar ou vetar a nova regra. Se for sancionada, a regra passará a valer após 180 dias depois de sua publicação no Diário Oficial.

O cidade do Rio de Janeiro foi a primeira capital brasileira a banir o uso de canudos plásticos em quiosques, bares e restaurantes. A lei entrou em vigor em julho de 2018.

 

Imagem: reprodução iStock

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).