Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Política

Lei que proíbe canudos de plástico em Petrópolis é sancionada

Nesta semana, a Prefeitura de Petrópolis sancionou a proibição dos canudos de plástico em Petrópolis. Agora, os estabelecimentos da cidade poderão utilizar apenas os canudos biodegradáveis.

A medida foi aprovada na Câmara no dia 25 de abril e, após ser sancionada pela Prefeitura, haverá um prazo de 180 dias para a adequação a nova regra. Segundo a vereadora Gilda, autora da lei, a medida é importante para a conscientização da população.

“Fico feliz com esta aprovação. É um pequeno passo para uma forma de consumo mais consciente. Além disto, a utilização dos canudos biodegradáveis ainda traz benefícios para a saúde e a diminuição de lixo acumulado nos aterros sanitários”, declarou a parlamentar.

A proibição está sendo uma tendência mundial. Na última terça-feira (21/05), a União Europeia (UE) proibiu formalmente a utilização de produtos de plástico de utilização única, como canudos e cotonetes.

“Há coisas que precisam evoluir e se transformar. O mundo muda e nós vamos nos adaptando às novas realidades. Acredito que a proibição da utilização de produtos que são ruins para o nosso meio ambiente, como é o caso dos canudos, só traz benefícios para nós”, completou.

O uso de um canudo plástico por dia, durante 10 anos, significa que 3.650 canudos plásticos permanecerão uma década em aterro sanitário até seu desaparecimento completo. Existe também um problema, caso sejam eliminados por incineração, por serem altamente poluentes.

Imagem: reprodução / iStock

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).