Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Política

Projeto de Lei quer instituir Semana de Combate ao Feminicídio

Um projeto de Lei, que está pronto para ser votado na Câmara Municipal de Petrópolis, institui a Semana Municipal de Conscientização e Combate ao Feminicídio. A medida visa uma campanha de divulgação e o debate sobre o tema. A ação está prevista para ocorrer em todo o mês de março.

Em dados do 14º Dossiê da Mulher, divulgados no final do mês de abril pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), Petrópolis registrou 2.647 casos de violência contra a mulher, apenas em 2018.

Segundo a vereadora Gilda Beatriz (MDB), autora da medida, a difusão de informações sobre o tema pode mobilizar a comunidade contra o feminicídio. “É muito importante falarmos da violência contra a mulher em Petrópolis. Acredito que a criação de campanhas podem fortalecer a nossa comunidade e mostrar a importância de debatermos políticas públicas”, afirmou.

Para a vereadora, se o projeto for aprovado, poderá ser um primeiro passo para para uma mudança de cultura na cidade. Em 2017, dados disponibilizados pelas delegacias do município mostravam um aumento de 15% no número de denúncias.

“Estabelecermos medidas públicas desta natureza podem mudar a realidade. Além de demonstrar a importância das denúncias e das precauções. Poderemos, desta forma, dar publicidade às pessoas que são afetadas pela violência, definindo formas de atuar diretamente na questão”, completou.

Feminicídio é o homicídio cometido contra mulheres que é motivado por violência doméstica ou discriminação de gênero.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).