Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Política

Projeto de lei propõe atividade física orientada para idosos nas academias em áreas públicas

Nesta semana, a Câmara aprovou um projeto de lei que propõe que as 38 academias instaladas em áreas públicas do município possam ser utilizadas para atividades físicas orientadas voltadas a pessoas da terceira idade. Agora, a proposta do vereador Hingo Hammes (PTB) será levada para análise do prefeito Bernardo Rossi. A ideia é que o município crie uma rotina de atividades aproveitando os equipamentos das academias, melhorando a qualidade de vida deste público.

Hammes lembra que a indicação de criação do Agita 60+ é estender para a terceira idade a rotina de aulas já oferecidas nas comunidades como o Agita Petrópolis. “Quando criei o Agita Petrópolis, ainda como secretário Municipal de Esportes e Lazer, já pensava em algo específico para a terceira idade. O Agita hoje beneficia mais de 2,5 mil pessoas em 17 bairros. É um projeto que ampliou o acesso às atividades físicas orientadas e está melhorando a qualidade de vida de todos”, explicou, lembrando que muitos dos participantes não tinham condições financeiras de pagar academias ou aulas de dança, por exemplo.

Com o Agita Petrópolis consolidado, agora o vereador propõe algo voltado especificamente para a terceira idade, que demanda uma atenção ainda maior do profissional. “Nossa ideia é aproveitar as estruturas já existentes das academias ao ar livre para criar um calendário de aulas para este público. Essa rotina tende a melhorar a saúde e aumentar a autonomia dessas pessoas, lhes assegurando uma melhor qualidade de vida”, detalhou.

Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que cada R$ 1 investido em prevenção, com prática de atividades físicas, gera, em curto prazo, economia aproximada de R$ 2,40 no sistema. “É um trabalho que inverte a lógica do sistema de saúde, que hoje atua muito mais tratando doenças do que as prevenindo. A prática regular de atividades físicas pode, sim, fazer com, que as pessoas deixem de enfrentar complicações, especialmente as relacionadas a hipertensão, obesidade e doenças crônicas”, finalizou o vereador.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).