Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Ambiente

Caminhada ecológica guiada na Pedra do Retiro acontece neste domingo

Neste domingo (25), um grupo de 35 pessoas participará da caminhada ecológica guiada promovida pela prefeitura na Pedra do Retiro. O passeio guiado pela Secretaria de Meio Ambiente tem percurso aproximado de pouco mais de seis quilômetros e deve durar cerca de 1h e 40 minutos. Cada participante deve levar comidas leves, como frutas e barras de cereais, água, boné e protetor solar. A previsão do tempo indica uma manhã com céu nublado, mas sem chuva. A iniciativa busca aproveitar as belezas naturais de Petrópolis e reforçar a importância da preservação ambiental.

O ponto de encontro é a Praça Dom Pedro, às 9h. Um ônibus da Cidade das Hortênsias leva todos os participantes até o início da trilha na Mosela, na localidade da Toca do Coelho. O veículo irá esperar o retorno do grupo. Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente vai fazer uma palestra sobre os impactos causados por queima de lixo e suas consequências para o meio ambiente dessa região. As caminhadas ecológicas são usadas como atividade de educação ambiental em diversas cidades do país.

O circuito pelas trilhas da cidade começou em maio, pelo Alto da Ventania, no Caxambu. Também foram percorridos o Caminho do Ouro, a travessia Araras-Secretário e o Castelinho. Além desta atividade, a pasta investe em outras ações de conscientização, especialmente, nas salas de aula da rede municipal. “As crianças são multiplicadoras, ou seja, levam para dentro de casa aquilo que aprendem na escola”, explica o secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio.

As caminhadas contam ainda com o apoio técnico da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias, Cruz Vermelha, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Grupo de Escoteiros 132.

Os interessados em participar podem entrar no site da prefeitura para mais informações (www.petropolis.rj.gov.br) ou ligar para a Secretaria de Meio Ambiente através do 2233-8180.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).