Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Política

Projeto de Lei institui o Dia Municipal da Conscientização de Doação do Cordão Umbilical

Na última semana, foi protocolado na Câmara Municipal, o Projeto de Lei nº 5.235 /19 que institui o Dia Municipal da Conscientização de Doação do Cordão Umbilical, de autoria do vereador Maurinho Branco (PP). Se a proposta for aprovada, a data deverá será comemorada anualmente no dia 8 de outubro, com o objetivo de estimular a doação.

Conforme justificativa do projeto, a intenção é esclarecer a população, em especial as gestantes, sobre a importância da doação de sangue do cordão umbilical para pacientes que necessitam se células-tronco e aguardam transplante de medula óssea. “O baixo número de transplantes de medula óssea realizados no Brasil decorre de duas principais limitações: o alto custo do procedimento e a baixa disponibilidade de doadores compatíveis”, destacou Maurinho.

Para ele, diante da possibilidade de auxiliar a salvar vidas, o projeto prevê este dia dedicado a esclarecer sobre os benefícios deste tipo de doação, através de campanha que esclarecerá as dúvidas, em especial que este procedimento não oferece qualquer risco tanto para a mãe quanto para o bebê. “Hoje, tanto a placenta quanto o sangue armazenado nela, tem sido tratado como lixo”, comenta.

Doar para um banco de sangue público ajuda a aumentar as chances de compatibilidade de pacientes que não possuem doadores com grau de parentesco. Além disso, as células ficam disponíveis imediatamente após o congelamento e registro na rede, sem haver a necessidade de submeter o doador à retirada da medula óssea. Outra vantagem é que não é necessária a compatibilidade total entre o sangue de cordão e o paciente. Apenas a compatibilidade parcial é suficiente para o transplante.

O vereador acredita que a instituição de um evento para mobilização e informação da sociedade, por meio dos gestores da Saúde Municipal, das Associações Científicas, da sociedade em geral e dos interessados da área, favorecerá o aparecimento de novos doadores. A proposta vem internalizar no âmbito municipal a Lei Federal 13.309/2016, que instituiu o Dia Nacional de Doação de Cordão Umbilical.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).