Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Política

Câmara discute implantação de malha cicloviária na cidade

Nesta última quinta-feira (30), a Câmara realizou uma reunião com a participação de diretores da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) e da Associação de Ciclistas de Petrópolis (Acipe), com o objetivo de ampliar o debate sobre a condição das ciclofaixas, a segurança dos ciclistas, a fiscalização dos estacionamentos irregulares e a apresentação de projetos de implementação da malha cicloviária em Petrópolis.

A iniciativa é do vereador Marcelo Lessa (PR). Participaram dos debates os vereadores Professor Leandro Azevedo (PSD), Jamil Sabrá Neto (PDT), Marcelo da Silveira (PSB) e Gilda Beatriz (MDB). Pelo órgão público, estiveram presentes o presidente da CPTrans, Jairo Cunha e o diretor técnico da empresa, Luciano Moreira.

Marcelo Lessa abriu a reunião dizendo que a reunião dava continuidade a uma audiência pública realizada no final do ano passado na Casa, após o atropelamento que vitimou um ciclista na Barão do Rio Branco. No último domingo, um novo acidente mostrou a insegurança do espaço de lazer na Barão, quando um carro invadiu a área destinada a pedestres e ciclistas e atropelou um casal.

“É papel da Câmara fazer essa interlocução entre o poder competente pelo trânsito nas vias da cidade e o interesse dos ciclistas. Por isso estamos aqui hoje, para debater e avançar no processo de implantação dessa malha cicloviária, promovendo o debate e atendendo aos anseios da comunidade, dos ciclistas e do trânsito”, afirmou o vereador.

A CPTrans apresentou um estudo onde propõe a criação de ciclorrotas nas ruas do Centro Histórico. O projeto busca definir espaços para que tenham demarcação de área específica e compartilhada de forma a garantir a passagem dos ciclistas em segurança.

O vereador Leandro Azevedo disse que a criação de espaços como estes tem um ganho imensurável na aquisição de saúde para os petropolitanos. “Quanto mais pessoas estiverem praticando esportes, menos pessoas estarão nas filas ambulatoriais e de emergência na saúde de nossa cidade”, acrescentou.

Para o vereador Jamil Sabrá Neto, é fundamental ouvir as sugestões dos usuários deste meio de transporte para a implementação das rotas em caráter definitivo. “Muitas dúvidas ficaram aqui esclarecidas por parte dos representantes da companhia de trânsito aos diretores da Acipe e também a nós, vereadores. Esse debate é fundamental para que o plano cicloviário possa ser realmente construído com a participação da população”, frisou.

O próximo encontro ficou agendados para o dia 20 de fevereiro, às 14h, na Sala das Comissões da Câmara Municipal de Petrópolis.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).