Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Política

Lei que determina atendimento prioritário para pessoas com Fibromialgia é sancionada

Nesta semana, o Pode Executivo sancionou o projeto de lei que determina atendimento prioritário a portadores da síndrome de fibromialgia nos mais diversos setores públicos e privados do município. A partir de agora, estabelecimentos como agências bancárias, supermercados e casas lotéricas, deverão garantir que essas pessoas permaneçam em filas o menor tempo possível.

De autoria do vereador professor Leandro Azevedo, a lei é assinada ainda pelo vereador Silmar Fortes. “Hoje, estima-se que 5% da população sofre da síndrome. Era necessário que fosse sancionada com urgência, pois essas pessoas não podem mais continuar esperando. Os sintomas da fibromialgia são cruéis e a vitória é dessas pessoas”, disse Azevedo.

Petrópolis tem se tornado referência para outros estados e municípios, em leis voltadas para as pessoas com Fibromialgia. A convite da Associação Nacional de Fibromiálgicos e Doenças Correlacionadas – Anfibro, Leandro Azevedo esteve na última segunda-feira no município de Joinville, em Santa Catarina, mostrando as conquistas da cidade, que beneficiam essas pessoas.

Para Leandro, a medida é indispensável, porque como não se trata de uma doença visível e ainda é pouco conhecida, os portadores da síndrome acabam tendo problemas nas filas de bancos, supermercados, entre outros. O projeto prevê prioridade no atendimento em “órgãos públicos municipais, empresas públicas, concessionárias de serviços públicos, empresas públicas e privadas e estacionamentos”.

Outra vitória foi a aprovação da indicação legislativa que institui o Programa Municipal de Cuidados com Fibromialgia. Este tem o objetivo de ampliar o acesso das pessoas com a fibromialgia, qualificando o atendimento no Sistema Único de Saúde – SUS e desenvolver campanhas e publicidades com a finalidade de ampliar a conscientização e o acesso ao tratamento das pessoas com a doença.

O que é a fibromialgia?

A fibromialgia é uma síndrome que se manifesta por meio de dores em diferentes partes do corpo, principalmente na musculatura. Outros sintomas estão associados a fibromialgia, como a fadiga, sono não reparador, alterações de memória, atenção, ansiedade, depressão entre outros, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia. Uma característica da pessoa com fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura.

A fibromialgia acomete mais as mulheres na faixa etária de 30 a 55 anos, mas existem alguns casos em pessoas mais velhas, crianças e também adolescentes. Calcula que, no Brasil, a doença afete cerca de 3% da população

Um Comentário

  1. Como será exercido o direito? Já que não somos enquadrados como portadores de deficiência e a doença não é aparente. Seremos hostilizados ao usar o beneficio.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).