Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Política

Vereador propõe atendimento em horário diferenciado para grupo de risco em estabelecimentos de Petrópolis

Nesta semana, a Câmara deVereador aprovou a indicação legislativa, do vereador Jamil Sabr, que propõe um horário de funcionamento exclusivo – das 7h30 às 9h30 – para atendimento de pessoas em grupo de risco nos estabelecimentos que estão sendo mantidos abertos durante o período de recolhimento social para conter o avanço do coronavírus. A medida visa evitar o contato de idosos, diabéticos, hipertensos, portadores de doenças respiratórias, cardiopatas e em tratamento de câncer, com outras pessoas.

Para ser válida, a proposta depende de decreto do executivo municipal. Pela indicação, todos os estabelecimentos comerciais, mercadistas e farmácias do município ficam obrigadas a realizar o atendimento exclusivo para consumidores do grupo de risco durante as duas horas iniciais. No restante do dia, esses locais devem manter pessoal exclusivo para atendimento preferencial desse grupo. A comprovação da situação poderá ser realizada por atestado médico dos últimos seis meses.

“Essa medida é para beneficiar as pessoas que estão no grupo de risco mas que, por algum motivo, não têm alguém que possam frequentar esses locais para fazer as compras para eles. Ou seja, assim, de maneira organizada, entendemos ser mais seguro e eficiente para o atendimento ao grupo de risco. O prazo da proposta vai ao encontro de todas as outras medidas adotadas até aqui para conter a propagação do vírus”, destaca Jamil Sabrá.

A sugestão, no caso dos mercados, é para que comercializem produtos hortifruti em embalagens evitando o contato direto pelos consumidores.

Vereadora propõe que o município adquira produtos e serviços locais

Com a atual quarentena provocada pela pandemia da Covid-19, os empresários, produtores rurais e autônomos estão sentido um impacto considerável em seus empreendimentos. Pensando neste problema, a vereadora Gilda Beatriz apresentou uma proposta em defesa dos produtores e prestadores de serviço de Petrópolis. A indicação, que foi aprovada na Câmara Municipal nesta última quinta-feira (2), solicita que os empresas que têm contratos com o município, seja administração direta ou indireta, adquiram produtos, mercadorias ou insumos, além de prestadores de serviços locais.

Segundo a autora da proposta, essa é uma forma da cidade poder auxiliar a economia municipal em um período de crise. “É de extrema importância a ação do Poder Executivo no incentivo e proteção da economia local. Em um momento em que as dificuldades financeiras estão atingindo a maioria da população petropolitana, essa proposta visa minimizar os efeitos dessa crise”, defendeu a parlamentar.

A vereadora também apresentou uma proposta para que os agentes comunitários de saúde possam contar com um maior apoio para chegar nas comunidades rurais afastadas. A medida foi desenvolvida a partir das demandas de pessoas de regiões afastadas que estão com dificuldades de receber informações, inclusive tratando-se da vacinação da H1N1 e as informações sobre a COVID-19.

“Atualmente, os Agentes Comunitários de Saúde recebem apenas duas passagens, um total insuficiente para atender locais afastados da cidade, como é o caso de regiões rurais. Neste momento, precisamos criar iniciativas para ampliar o atendimento em todas as regiões do município”, defendeu a vereadora Gilda Beatriz.

Atualmente, existem locais em Petrópolis, atendidos pelos PSFs que são regiões muito extensas, havendo a necessidade de transporte público entre uma localidade ou outra da mesma comunidade. Aprovada no plenário da Câmara, a proposta segue agora para a Prefeitura, que poderá fazer as mudanças necessárias para o atendimento desta população.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).