Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Ambiente

Combate ao incêndio na região do Açu continua neste sábado

Crédito: @parnaso_oficial

Nesta última sexta-feira (7), quarto dia do incêndio na região do Açu, as atividades de combate ao fogo começaram às 7h30, com 64 pessoas envolvidas na operação: 18 do ICMBIO, 12 do CBMERJ, 25 do Ibama, quatro voluntários e cinco operadores da Rede de Operações de Emergência de Radioamadores (ROER). O foco localizado na Pedra da Bandeira em direção à Trilha do Caxambu Açu foi extinto, porém, no momento ainda há outros dois focos ativos: (1) Ajax e (2) Morro do Cruzeiro, ambos indo em direção ao Bonfim. Para o combate do ponto de calor do Ajax, 29 brigadistas que pernoitaram na parte alta da montanha (sendo 23 do Prevfogo-Ibama), somaram esforços com o lançamento de mais 11 combatentes (sendo nove do ICMBIO e dois bombeiros militares).

Quatro voluntários e um operador da ROER, que pernoitaram na montanha, foram mantidos na Base do Abrigo para apoio logístico e monitoramento da área. Após deslocar a equipe, a aeronave foi direcionada para o lançamento de água no foco do Morro do Cruzeiro com uso do Bambi Bucket (HELIBALDE), tendo em vista esta ser uma área de difícil acesso devido ao paredão rochoso.


Mais em: Incêndios florestais, o que fazer?

Parnaso cadastra voluntários que possuam curso de brigada


Parte da equipe, 25 pessoas estão trabalhando na logística do combate no Posto de Comando localizado na Fazenda Marambaia, em Corrêas, próximo ao Bonfim e à Sede Administrativa do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso).

O trabalho de controle do fogo foi bastante satisfatório na sexta, contudo, os focos do Ajax e do Morro do Cruzeiro ainda permaneciam ativos no final da tarde. Uma equipe composta por 34 combatentes pernoitaram na parte alta da montanha para monitoramento e vigilância e retomam os trabalhos a partir das 6h deste sábado (8). 

A operação de sexta contou com o apoio de 13 viaturas e uma aeronave. Estima-se que 300 hectares de vegetação nativa foram queimados até o momento. O planejamento é que as equipes deem continuidade aos trabalhos de extinção do fogo de turfa neste sábado de forma a debelar os dois focos, extinguindo-os totalmente.

O fogo começou na manhã de terça-feira (4), e por volta das 7h, uma a equipe do NGI ICMBio Teresópolis/ICMBIO foi acionada para uma ocorrência de incêndio no Parnaso, cuja causa do  ainda é desconhecida. Contudo, bombeiros acreditam que o fogo possa ter sido provocado pela soltura de um balão.

Fonte: Parnaso

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).