Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Política

Câmara aprova criação do Fundo Municipal de Prevenção de Acidentes de Trânsito

Na última semana, a Câmara de Vereadores aprovou a indicação legislativa 5740/19, de autoria do vereador Silmar Fortes (PL), que propõe o envio de projeto de lei pelo Executivo Municipal para criação do Fundo Municipal de Prevenção de Acidentes de Trânsito.

A proposta foi fruto de debates das reuniões do Grupo de Trabalho de Prevenção de Acidentes – Urgência e Emergência, que contou com a participação da Câmara Municipal, CPTrans, Corpo de Bombeiros, SAMU, Guarda Civil, Policia Militar e Secretaria de Saúde.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os acidentes de trânsito causam 1,3 milhão de mortes em 178 países, e estimativas mostram que cerca de 50 milhões de pessoas sofrem lesões graves, deixando-as temporária ou permanentemente incapacitadas. Ainda segundo a OMS, o trânsito é a segunda maior causa externa de morte entre os brasileiros.

A Comissão foi criada na Câmara após audiência pública de iniciativa de Silmar Fortes, realizada em 26 de novembro de 2018, com o objetivo de buscar mecanismos de redução do número de acidentes no município. “Em uma de nossas reuniões tivemos a sugestão do Tenente-Coronel Kempers do Corpo de Bombeiros em criar o fundo. Sabemos que há poucos recursos do município, da CPTrans, para investir nessa política de prevenção de acidentes de trânsito. Precisamos de um planejamento para a diminuição das internações, sequelas e óbitos”, ressaltou o vereador.

“O tema gerou um rico debate entre meus pares na Câmara durante a sessão plenária. Discutimos a mobilidade urbana, o respeito no trânsito entre motoristas e pedestres. Hoje temos quase 180 mil veículos e observamos os inúmeros acidentes com vítimas fatais. Há uma guerra no trânsito, as pessoas não se respeitam e o uso do celular é uma constante. Há a questão do uso do álcool, das drogas e das pistas sem guard rail, além de não termos os radares em funcionamento atualmente. Precisamos todos ter mais respeito e compromisso com o próximo e que tenhamos esse fundo para que se invista na promoção e prevenção”, finalizou Silmar.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).