Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Política

Vereador apresenta projeto que prevê transparência na imunização em Petrópolis

Preocupado com as irregularidades na aplicação de doses da vacina contra Covid-19 no Brasil e as frequentes denúncias recebidas pelo o Ministério Público Federal (MPF) por todo país, o vereador Yuri Moura, apresentou, nesta semana, o projeto de lei que prevê a transparência e ampla divulgação da imunização em Petrópolis. A ação visa também dar condições para os petropolitanos denunciarem em caso de descumprimento do plano vigente, divulgado pela Prefeitura de Petrópolis, na última sexta-feira.

O projeto indica que a transparência será assegurada mediante ao acompanhamento permanente sobre a sua a execução, através dos meios de comunicação da Prefeitura, como boletins oficiais diários, e do encaminhamento de informações à Câmara Municipal, visando a constituição de um registro centralizado e atualizado dos petropolitanos que receberam e receberão a vacina contra a Covid-19.

“Tenho confiança no trabalho dos servidores do município e no esforço da prefeitura pela ampla imunização. De toda forma, essa transparência é fundamental para centrarmos as informações e acompanharmos o cronograma. Pelo país tivemos inúmeras denúncias dos fura-filas e em Petrópolis isso não pode acontecer”, disse Yuri.

Também na última semana, a Câmara Municipal aprovou indicação de sua autoria que incluiu todos os profissionais da educação dentre os grupos prioritários no Plano Municipal. Equipes de apoio das escolas, como cozinheiros, inspetores, zeladores, secretários, auxiliares de serviços gerais, entre outras funções juntam-se aos professores na quarta fase da imunização, conforme orientações do Plano Nacional de Imunização.

Além disso, foi relator de uma Indicação Legislativa, através de requerimento de urgência, de autoria do vereador Júnior Coruja, para que os rodoviários da cidade façam parte do grupo prioritário de imunização. Como os trabalhadores compartilham um mesmo ambiente fechado, onde circulam cerca de 500 pessoas diariamente, estão mais expostos à contaminação e aos perigos da pandemia.

“Essas indicações estão de acordo com o Plano Nacional de Imunização. Temos um compromisso com os trabalhadores da nossa cidade e era fundamental que toda a equipe de apoio da educação também estivesse dentre os grupos prioritários, junto aos professores. Não existe o funcionamento da escola sem o trabalho destes servidores. Isso também vale para os rodoviários, são eles que garantem o funcionamento da cidade e acabam expostos”, destacou Yuri.

Até a última atualização, a Prefeitura informou que mais de 3.853 pessoas foram imunizadas, dentre profissionais da linha de frente que atuam nas UTIs, urgências e emergências, além de idosos com mais de 60 anos em instituições de longa permanência e deficientes maiores de 18 anos residentes em instituições inclusivas. Nesta semana, a vacinação estará voltada aos profissionais da atenção básica e das unidades hospitalares.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).