Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Política

Câmara aprova indicação pelo “tratamento precoce”

Anvisa reforça que não existe tratamento precoce contra a Covid-19.

Apesar da falta de comprovação científica e posicionamentos contrários da Organização Mundial de Saúde (OMS) quanto ao uso da ivermectina no tratamento precoce à Covid-19, a Câmara aprovou, na noite desta última quarta-feira (3), uma indicação legislativa que prevê a compra e distribuição do medicamento pelo município, sob a justificativa de profilaxia.

A indicação legislativa, votada em regime de urgência, é do vereador Octávio Sampaio (PSL), mas foi defendida por outros vereadores, como Mauro Peralta (PRTB), presidente da comissão de saúde da casa, pela qual a matéria não tramitou. Foram 11 votos favoráveis. Apenas o vereador Yuri Moura (PSOL). Gil Magno e Júnior Paixão, ambos da Democracia Cristã, estavam ausentes, enquanto Fred Procópio (PL), na condição de presidente da sessão, não votou.

Para Yuri, a aprovação da indicação é surpreendente e irresponsável, já que, a principal agência reguladora do país, a Anvisa, não reconhece eficácia no uso da mediação no tratamento precoce à Covid-19.

“É inaceitável que uma casa de interesse público, como a Câmara, indique ao legislativo  a compra e distribuição de medicamentos sem comprovação científica e não regulado pela Anvisa para este fim. É uma sinalização muito ruim, que coloca a população em posição de cobaia, justamente no momento de piora da pandemia e com recordes de mortes no Brasil. Além disso, fingir que existe um remédio que salva, prejudica o engajamento pelo distanciamento social. O que salva é a vacina, uso de máscaras e seguir as demais recomendações para evitar o contágio ”, disse.

Cabe ao município acolher ou não a indicação legislativa. A ivermectina já é distribuída no Sistema Único de Saúde (SUS), mas para outros fins. A matéria aprovada pode levar ao gasto da Secretaria de Saúde na compra de maior quantidade deste medicamento.

“Conversarei com o prefeito e secretário de saúde. O governo municipal teve sensibilidade em aderir ao consórcio das vacinas, medida que propomos há algumas semanas. Tenho certeza que nos ouvirão novamente”, concluiu Yuri.

Em nota, a prefeitura disse que “a Secretaria de Saúde lembra que não há recomendação médica de medicamentos para tratamento precoce de pacientes com sintomas de coronavírus, portanto, não haverá qualquer orientação neste sentido na rede de saúde. Em caso de sintomas, há indicação de uso de analgésicos e antitérmicos (se houver dor e febre), hidratação e repouso. Antibióticos só são receitados se for constatada infecção secundária”.

Anvisa reforça que não existe tratamento precoce contra a Covid-19

Os medicamentos indicados pelo Ministério da Saúde, como cloroquina, hidroxicloroquina e o vermífugo ivermectina são rejeitados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), por não terem eficácia contra a Covid-19 e ainda poderem trazer complicações.  

“A cloroquina não funciona no combate à Covid-19 e isso já está bem estabelecido. Infelizmente, tem muita desinformação e quando tem mensagem de pessoas em posição de autoridade dizendo que funciona, causa problemas na população”, revelou ao portal Metrópoles o epidemiologista da Sala de Situação da Universidade de Brasília (UnB) Mauro Sanchez. 

Se o medicamento ainda não fizesse mal para quem toma, o problema de usar a cloroquina seria menor. Porém, essa não é a realidade, ponderou Sanchez. “Ele pode causar distúrbio cardíaco e os problemas são potencializados se usar azitromicina junto. A mistura pode causar taquicardia ventricular. Há um risco importante disso acontecer, então não é uma coisa tão inócua”, salientou. 

Já o vermífugo também se mostra inútil para combater a infecção causada pelo novo coronavírus. “Não há estudo que mostre que ivermectina serve para além do tratamento de piolho”, afirmou à Folha o professor da USP Gonzalo Vecina Neto, fundador da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Fonte: Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade (ICTQ)

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).