Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Política

Vereador pede prioridade na vacinação de agentes funerários

Nesta semana, a Câmara Municipal de Petrópolis aprovou a indicação de autoria do vereador Marcelo Lessa para que os profissionais prestadores de serviço nos cemitérios do município sejam categoria prioritária na vacinação contra o Covid-19.

A medida propõe que a categoria tenha acesso à vacina, tal qual os profissionais da área da saúde. “Funcionários de cemitérios também estão atuando na linha de frente e colocando suas vidas em risco no cumprimento de suas funções “, justifica Lessa.

O vereador reforça a importância da medida, tendo em vista o número considerável de coveiros que testaram positivo para o novo coronavírus. A proposta será encaminhada para análise do poder Executivo para verificar a possibilidade da criação de um projeto de lei.

De acordo com a página 76 do Plano Nacional de Imunização, “(…) funcionários do sistema funerário, Instituto Médico Legal (lML) e Serviço de Verificação de Óbito (SVO) que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados (…)” estão incluídos no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19.

Vereador indica necessidade de separar, ampliar e identificar as tendas de vacinação de forma ostensiva

Também nesta semana, a Câmara Municipal de Petrópolis aprovou a indicação do vereador Junior Coruja que solicita a necessidade de separar, ampliar e identificar de forma ostensiva as tendas de vacinação contra a Covid-19.

Segundo o vereador, a intenção é impedir aglomerações nos pontos de vacinação, uma vez que as faixas etárias estão sendo reduzidas e o número de pessoas a serem vacinadas está aumentando. “O objetivo é garantir a qualidade, agilidade e segurança no atendimento à população nos locais de imunização. Assim, evitamos possíveis equívocos no momento da aplicação das vacinas”, justifica Coruja.

A medida foi aprovada com 13 votos e será encaminhada para análise do poder Executivo.

Vereador pede inclusão de fisioterapia como atividade essencial

A Câmara Municipal aprovou hoje uma indicação simples, de autoria do vereador Octavio Sampaio, para incluir fisioterapia e terapia ocupacional no rol de atividades essenciais à saúde.

O vereador se baseou na Lei Federal 14.023, do ano passado, a qual determinou que durante a emergência de saúde decorrente do coronavírus são considerados essenciais médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e profissionais de reabilitação.

“O objetivo é que esses profissionais possam trabalhar em qualquer cenário, pois são essenciais. Ano passado, por exemplo, com determinação de lockdown, eles ficaram estagnados. No entanto, essas categorias são fundamentais, até mesmo, na recuperação pós-covid, como é o caso da fisioterapia respiratória. Além de casos pós-cirúrgicos e de outros problemas de saúde”, explica Sampaio.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).