Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Política

Fisioterapia nas emergências e calendário antecipado e diário de vacinação são pautas na Câmara

Na última semana, a Câmara Municipal aprovou, em primeira e segunda discussão, o projeto de lei de autoria do vereador Marcelo Lessa (Solidariedade), que cria Unidades de Pronta Resposta de Urgência em Fisioterapia (UPRUF) como serviços essenciais às Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24hs) e Unidades de Emergência (UEs).

O projeto tem como objetivo a assistência imediata aos pacientes que necessitem, com a presença do fisioterapeuta 24 horas, todos os dias da semana. “O acesso a esse serviço é direito de todos e dever do estado, já que é um atendimento imprescindível ao sistema de atenção à saúde”, afirma Lessa.

Serão beneficiados pacientes com quadro agudo de dor ou afecções cardiorrespiratórias agudas ou agudizadas, solucionáveis por meio de fisioterapia manual e métodos e técnicas com uso de instrumento fisioterapêutico.

Agora, o projeto aguarda a sanção do prefeito interino Hingo Hammes.

Vereador propõe calendário antecipado e diário de vacinação

No processo de imunização contra à Covid-19 em Petrópolis, as datas de vacinação de cada grupo e faixa etária tem sido divulgadas separadamente, seguindo as etapas estabelecidas no plano municipal que vem ampliando a vacinação conforme a chegada de novas remessas do imunizante. Entretanto, em outros municípios, como no Rio de Janeiro, o calendário de vacinação indica as idades a serem vacinadas a cada dia, com divulgação antecipada. Por esta razão, o vereador Yuri Moura (PSOL), através de indicação legislativa, pediu que a prefeitura crie um calendário fixo, antecipado e diário no município.

O objetivo é que a população tenha conhecimento prévio das datas de imunização por idade e grupos, ajudando a desafogar o sistema de cadastro on-line e por telefone.

A indicação sugere que o calendário especifique como se dará a vacinação dia após dia e seja divulgado com antecedência mínima de 1 semana da sua data inicial, prevendo, ao menos, os 45 dias seguintes de vacinação e sendo renovado sempre com ao menos uma semana de antecedência de sua data final prevista.

“O que queremos, na prática, é que o governo municipal indique, por exemplo, que nos dias 19 e 20 de abril, estaremos vacinando os idosos de determinada idade e que nos dois dias seguintes, outra faixa etária ou grupo será contemplada, e por aí vai. Considerando, claro, a disponibilidade de doses”, disse Yuri.

Outro ponto da indicação, levanta a possibilidade de unificação com calendários de outros municípios, evitando o deslocamento de pessoas de uma cidade para outra em busca da vacina.

“As pessoas precisam de muita informação neste momento, só com muita transparência conseguiremos atender angústias e inquietações que acabam prejudicando a organização da vacinação”, concluiu o vereador.

Mulheres vítimas de violência doméstica e familiar poderão se reunir em grupo de apoio

Presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal, a vereadora Gilda Beatriz (PSD) protocolou um projeto para a criação de um grupo de apoio para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

De acordo com a proposta, o espaço terá como objetivo receber semanalmente através de reuniões essas mulheres, para que possam ser ouvidas umas pelas outras, sem julgamentos e receber orientações.

“O número de mulheres que não denunciam os casos de violência ainda é muito alto, e o medo é um dos grandes impeditivo. É importante que o grupo seja fechado e autônomo, evitando assim a exposição das vítimas. A convivência no grupo cria um ambiente em que as mulheres que estão ali aprendem a ajudar uma a outra, criando uma verdadeira rede de apoio”, destacou a vereadora.

Além do medo, o receio de não ser devidamente atendida pelos órgãos oficiais ou de não haver provas suficientes para iniciar um processo contra o agressor também faz com que muitas mulheres se calem.

Protocolado, o projeto passará pelas Comissões Permanentes na Casa Legislativa e sendo aprovado, será encaminhado para o Poder Executivo.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).