Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Política

Câmara aprova indicação para dar mais agilidade a resultado de exames

Nesta semana, a Câmara Municipal de Petrópolis aprovou a indicação de autoria do vereador Marcelo Lessa (Solidariedade), que dispõe sobre a necessidade de agilizar o processo de laudo das tomografias computadorizadas dos pacientes encaminhados pelas UPA, Pronto Socorro e Unidades de Emergência em Petrópolis.

De acordo com Lessa, o objetivo da indicação feita ao Executivo Municipal é que os pacientes não aguardem os resultados desses exames por tanto tempo. “No período de pandemia, quem possui sintomas da Covid-19 é encaminhado para realização de exames e aguarda de quatro a seis horas para que o resultado seja liberado. Muitos se encontram desempregados e desamparados neste momento crítico e, às vezes, sem ter dinheiro para comprar um lanche na rua enquanto esperam”, ressalta o vereador.

Lessa dá a sugestão para que se implante o sistema de telelaudo, com o resultado feito o mais rapidamente possível e encaminhado por sistema diretamente à unidade que solicitou o exame.

A indicação segue para o Executivo e o vereador espera que seja executada pelo prefeito interino Hingo Hammes.

Vereadora cobra esclarecimentos sobre a ocupação dos leitos de UTI covid em Petrópolis.

Em sessão plenária desta semana, a vereadora Gilda Beatriz (PSD) cobrou esclarecimentos com relação à ocupação dos leitos de UTI Covid em Petrópolis.

“Recebi uma denúncia, onde um paciente que estava com comprometimento de 90% do pulmão, e que deu entrada na UPA no dia 16, seria transferido para Hospital da Fiocruz em Manguinhos”, declarou a vereadora.

A Secretaria de Estado do Rio de Janeiro assumiu em janeiro a regulação dos leitos de UTI Covid-19 em todo o estado. Assim, caso o paciente necessite de internação entra no sistema estadual e a vaga poderá sair para dentro ou fora do município.

“No momento do pedido da vaga para internação, constava no boletim da covid a ocupação de 83% de leitos UTI. Então, porque transferi-lo para o Rio de Janeiro se tinha vaga disponível em Petrópolis?”, questionou.

Gilda informou que encaminhou ofício ao Secretário Municipal de Saúde, Aloisio Barbosa Filho, solicitando uma reunião, para que o mesmo esclareça para os vereadores como está funcionando a Central de Regulação. A reunião foi marcada para a próxima quarta-feira (28).

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).