Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Política

Soro antiofídico na UPA Itaipava e criação de polo gastronômico na Rua Teresa em pauta na Câmara

Nesta semana, a Câmara de Petrópolis aprovou uma indicação do vereador Gil Magno (DC), que reitera a necessidade da disponibilização de soros contra venenos de animais peçonhentos na UPA de Itaipava, para vítimas de incidentes próximos a essa localidade.

Atualmente, a vítima de picada de animal peçonhento deve se dirigir à UPA Centro, referência de atendimento a acidentes com animais. Para Gil, é imprescindível que a UPA Itaipava também tenha estoque dos soros. “As regiões dos distritos são áreas com características mais rurais e que ficam muito longe dos principais hospitais da cidade. Os moradores e visitantes precisam de um local mais próximo para prestação de socorro”, disse.

Criação de polo gastronômico na Rua Teresa

A Câmara também aprovou a indicação legislativa de autoria do vereador e Presidente da Casa, Fred Procópio (PL), a qual indica ao Executivo o envio de projeto de lei que incentive a criação de polo gastronômico na Rua Teresa.

A proposta visa incentivar o comércio local, incluindo o ramo gastronômico, do maior polo de moda da região, que vem sofrendo diretamente os impactos da pandemia. “A criação de um centro gastronômico vem ao encontro da geração de emprego e do fomento à economia e se tornará mais um grande atrativo turístico para o nosso município. A intenção é que o espaço ofereça uma experiência ampla dos produtos locais, como cervejas artesanais, comida típica das colônias alemã, italiana e japonesa, por exemplo. Desse modo, a Rua Teresa ganha um atrativo para toda a família e aumentará o fluxo de cidadãos e turistas”, analisa Procópio.

A proposta teve o apoio unânime dos vereadores e segue para o Executivo.

Convocação de concursados

Recentemente, a Prefeitura convocou 48 novos servidores aprovados no concurso realizado em 2016, para trabalharem na Secretaria de Saúde de Petrópolis. São 42 agentes comunitários de saúde, cinco profissionais de apoio administrativo, além de um enfermeiro. A extensão do prazo de convocação foi possível através da Lei Municipal 7.989/20, de autoria do vereador Dudu (MDB), que suspendeu a contagem do prazo de validade dos concursos públicos realizados e que não tinham sido finalizados até junho do ano passado por conta da pandemia de Covid-19.

Para o vereador Dudu, a lei tem cunho social e de grande importância para a população. “São pessoas que foram aprovadas em um concurso público da prefeitura e ainda não tinham sido chamadas. Essa lei evitou o prejuízo dos direitos desses participantes por motivos alheios à sua vontade, no caso a pandemia, e ainda contribuiu para reforçar os quadros da Secretaria de Saúde nesse momento tão delicado que estamos passando”, comenta.

Instalação de faixa de pedestres iluminadas com LED

 

A Câmara aprovou ainda uma indicação legislativa de autoria da vereadora Gilda Beatriz (PSD), que dispõe sobre a instalação de lâmpadas de LED nas ruas da cidade, que é muito mais eficaz do que as tradicionais.

“Essa proposta é de extrema importância para a segurança pública, tanto de pedestres quanto de motoristas.  Muitas vezes tomamos conhecimento de atropelamentos que ocorrem em cima das faixas, por conta da falta de iluminação”, destacou a vereadora.

A Casa também aprovou uma indicação que dispõe sobre afixação de placas informativas em braille, no início dos logradouros públicos, a fim de garantir acessibilidade para as pessoas com deficiência visual.

“Infelizmente, nosso município carece quando falamos em políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência, principalmente nas vias públicas. Essa indicação trará mais autonomia às pessoas com deficiência visual”, acrescenta Gilda.

Após serem aprovadas no plenário da Câmara Municipal, as propostas seguem para a Prefeitura, que poderá apresentar a medida em forma de projeto de Lei.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).