Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Política

Teste do coraçãozinho em maternidades e convênio entre prefeitura e clínicas veterinárias em pauta na Câmara

Nesta semana, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei de autoria do vereador Marcelo Lessa (Solidariedade), que torna obrigatório a oximetria de pulso, exame popularmente conhecido como teste do coraçãozinho, em maternidades e hospitais da rede pública e privada do município.


Mais em: Câmara aprova projeto para a disponibilização de cadeiras de rodas em supermercados e shoppings


Lessa afirma estar preocupado com a qualidade de vida dos recém-nascidos. “As primeiras horas de vida são fundamentais para poder detectar alguma possível doença. A criança nasce aparentemente saudável, mas pode desenvolver um quadro clínico grave e com o exame as medidas serão tomadas a tempo”, explica.

O teste do coraçãozinho é realizado através de um sensor como uma pulseira, colocado na mão e pé direito do bebê, com objetivo de aferir a saturação de oxigênio. Caso não apresente resultados dentro dos parâmetros previamente permitidos pelos protocolos médicos, a criança não receberá alta e será encaminhada para avaliações médicas mais detalhadas.

O projeto de lei segue para o Executivo Municipal.

Vereador pede convênio entre prefeitura e clínicas veterinárias para atendimento e resgates feitos pela Cobea

A Câmara Municipal também aprovou a indicação, de autoria do vereador Domingos Protetor (PSC), a qual solicita que a prefeitura firme um convênio com clínicas ou hospitais veterinários para atendimento de urgência e emergência de animais resgatados pela Coordenadoria de Bem-Estar Animal (COBEA).

Atualmente, Petrópolis não possui hospital veterinário público, por conta disso, o governo municipal não consegue atender os diversos casos de atropelamentos e denúncias de maus tratos realizadas à COBEA. “Esse é um problema urgente da nossa cidade, já que os protetores não têm condições de assumir todas as contas em clínicas particulares. Precisamos de um local público para tratar os animais feridos e abandonados, por isso, vou lutar, junto ao prefeito, para que essa indicação seja cumprida e para que possamos abrir um processo de licitação para contratação de clínicas veterinárias o quanto antes”, garante o vereador.

A indicação segue para o Executivo Municipal.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).