Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Política

Câmara aprova projeto que atualiza Lei de Turismo em Petrópolis

Nesta semana, a Câmara Municipal aprovou com 14 votos, em primeira e segunda discussões, o projeto de lei que atualiza a Lei 6.693/09 e determina a obrigatoriedade da presença de guias de turismo nos grupos que visitam Petrópolis.

A proposta traz três avanços para a categoria. Pelo texto aprovado, os guias devem ser devidamente credenciados pelo Ministério do Turismo na categoria regional RJ. O rol de excursões, agora obrigado a ter guias, inclui todas aquelas organizadas por pessoas físicas, jurídicas, de forma autônoma ou coletiva, tais como escolas, universidades, empresas, igrejas, ONGs e órgãos públicos. Além disso, ficam isentos veículos de transporte com destino específico para compras nos polos de moda de Petrópolis.

O projeto é resultado da luta da Associação dos Guias de Turismo de Petrópolis. “Nossa profissão é a única regulamentada do turismo nacional e merece respeito, pois somos os embaixadores do destino turístico e movimentamos a economia da cidade através do nosso trabalho”, defende a guia Ana Beatriz.

A autoria do projeto é compartilhada entre os membros da Comissão Permanente de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo da Casa, vereadores Eduardo do Blog (REP), Gil Magno (DC) e Octavio Sampaio (PSL). O projeto aguarda parecer do Executivo.

Vereador pede reativação do espaço para reciclagem no Duarte da Silveira

O vereador Marcelo Chitão (PL) teve uma indicação aprovada na sessão plenária desta semana, na Câmara Municipal, sobre a reativação do espaço para reciclagem de lixo situado no bairro Duarte da Silveira.

O vereador considera que o descarte correto do lixo e incentivos à reciclagem podem melhorar efetivamente o serviço na cidade e gerar economia para Petrópolis. “A minha ideia é que com a reativação a própria comunidade participe, gerando renda para os trabalhadores. Outro ponto importante é que a proposta irá eliminar aluguéis pagos pela prefeitura, já que o terreno é da Comdep”, enfatiza Chitão, que, ao visitar o local, encontrou o projeto parado.

O descarte correto do lixo e as questões ligadas à reciclagem sempre foram bandeiras defendidas pelo vereador.

A matéria agora segue para o Executivo.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).