Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Política

Criação de centros de reabilitação para curados da Covid-19 e aumento do REHT em pauta na Câmara

A Câmara Municipal aprovou uma indicação legislativa de autoria do vereador Maurinho Branco (DEM) que pede a criação de Centros de Reabilitação para curados da Covid-19 em Petrópolis.

A Síndrome Pós-Covid é caracterizada por sintomas e complicações em longo prazo que se manifestam além de quatro semanas, desde o início dos sinais da infecção pelo coronavírus e podem se arrastar por meses. O objetivo da proposta é auxiliar aqueles que se recuperam da doença a readquirirem sua independência funcional e qualidade de vida, através de um atendimento multidisciplinar, individualizado e com acompanhamento progressivo.

“Por vezes, o paciente continua com sintomas que desenvolveu durante a fase infecciosa da doença, como falta de ar, cansaço e perda de olfato e paladar. Além disso, em outras situações são observados o surgimento de novos sinais, como fadiga constante, fraqueza muscular, depressão e ansiedade. A importância da existência desses espaços é o cuidado com a saúde e a vida da população petropolitana acometida pela Covid-19, oferecendo aos cidadãos avaliação e atendimento em diversas especialidades, com a centralização dos serviços em único local, buscando o aumento da eficiência e a redução do tempo de tratamento, além de propiciar melhores condições a esses pacientes”, explica o vereador.

A ideia é que os pacientes tenham atendimento nas áreas de fisioterapia respiratória e motora, fonoaudiologia, enfermagem, clínica médica, pneumologia, reumatologia, psicologia, psiquiatria, assistência social, entre outras. “A luta pela recuperação total da Covid-19 não acaba com a alta hospitalar ou com a cura dessa doença, que desafia a ciência e exige o máximo das pessoas, deixando sequelas mesmo em quem apresenta sintomas leves. Garantir o tratamento também no pós-covid é prevenir e combater o desencadeamento de outras possíveis consequências em virtude dessa cruel doença”, finaliza Maurinho.

Recuperação – De acordo com a CNN Brasil, um novo estudo realizado no Reino Unido, pela Universidade de Leicester, analisou cerca de mil pessoas que ficaram internadas entre março e novembro do ano passado e constatou que sete em cada dez pacientes hospitalizados por Covid-19 não se recuperam totalmente, mesmo depois de cinco meses de alta médica. Já a Veja Saúde informou que até 80% dos recuperados sentem ao menos um sintoma até quatro meses depois do fim da infecção.

A indicação legislativa segue para análise do Poder Executivo.

Aumento no REHT e equiparação salarial para secretárias escolares

Duas indicações aprovadas recentemente em sessão ordinária da Câmara Municipal de Petrópolis podem garantir melhores condições salariais para os profissionais da educação no município. De autoria do vereador Yuri Moura (PSOL), presidente da Comissão de Educação da Câmara, as indicações foram construídas em diálogo com o SEPE e tratam sobre o aumento do REHT – Regime Especial de Horas Temporárias dos professores e professoras e a equiparação salarial das secretarias escolares.

A primeira, segundo anúncio por parte do governo municipal, será acolhida. Com isso, os educadores desta modalidade receberão, já em agosto, o aumento no valor da hora/aula, de R$ 14,99 para R$ 25,74, um aumento de 71%. Além disso, também receberão pela regência.

Já a indicação pela equiparação salarial das secretárias escolares depende da aceitação do governo municipal. Para o SEPE, a indicação é justa e vem sendo defendida pela categoria há algum tempo, ganhando força agora com o apoio da Câmara Municipal, através do vereador Yuri:

“A questão da equiparação salarial dos secretários escolares é uma luta antiga que o SEPE vem travando. É a primeira vez que a Câmara se dispõe a agir como interlocutora nesse assunto. Que o prefeito se sensibiliza com a situação dos secretários e acolha a indicação do Mandato Popular, do vereador Yuri. É justa e legal!”, disse Rose Silveira, coordenadora do SEPE Petrópolis

Além das duas indicações aprovadas, o SEPE e o mandato do vereador Yuri Moura seguem construindo iniciativas pela implementação do 1/3 de planejamento para professor e outras correções consideradas necessárias no PCCS da Educação.

Adicional de periculosidade para agentes da Defesa Civil

Atuantes na prevenção, combate aos incêndios, nas recorrentes tragédias motivadas pelas fortes chuvas e outras ocorrências em Petrópolis, os profissionais da Defesa Civil que atuam na linha de frente estão perto de uma importante valorização nos seus salários. Aprovada na Câmara Municipal, a indicação legislativa, de autoria  do vereador Yuri Moura, pede à prefeitura que garanta o pagamento de adicional por periculosidade e/ou insalubridade aos trabalhadores da área.

De acordo com a indicação, o adicional de periculosidade e insalubridade seria destinado aos servidores lotados e em exercício na Defesa Civil desempenhando atividade fim. A variação do adicional seria entre 5 e 20% do salário do servidor.

Inclusão do ensino de “Igualdade entre Homens e Mulheres” nas escolas

A Câmara também aprovou o Projeto de Lei de autoria do vereador Junior Paixão (DC) que solicita a inclusão do ensino de “Igualdade entre Homens e Mulheres” na grade escolar e extracurricular das escolas públicas e municipais de Petrópolis.

Para o vereador, o tema, que já é um direito garantido pela Constituição Federal, ainda está longe de ser uma realidade no Brasil e precisa ser ensinado por profissionais da educação capacitados. “A escola é o espaço de excelência para discutir e desafiar esforços para transformar as concepções e os comportamentos sociais que desigualam as pessoas e perpetuam na idade adulta uma conduta divergente entre gêneros. Atualmente, as mulheres ainda enfrentam a diferença de oportunidades, de renda, de jornada de trabalho e, ainda pior, são vítimas frequentes de violência doméstica e feminicídio. Por isso, é urgente acelerar as mudanças desta realidade”, comenta Paixão.

Mesmo com a suspensão das aulas como medida preventiva durante a pandemia do Covid-19, a proposta solicita que a política pública seja permanente, inclusive em plataformas de ensino remoto. O projeto segue para análise do poder Executivo.

Manutenção em brinquedos de parques infantis

A Casa aprovou ainda o projeto de lei de autoria do vereador Marcelo Lessa (Solidariedade), o qual solicita que sejam colocadas em prática as normas de segurança e de manutenção em brinquedos de parques infantis em áreas de uso coletivo, públicas ou privadas.

O vereador afirma que muitos problemas podem ser evitados com manutenção, instalação adequada e supervisão nos parquinhos utilizados pelas crianças. “Falta de parafusos, pregos aparentes, além do desgaste ocasionado pelo sol e pela chuva podem ocasionar sérios riscos para os menores. Além disso, existe uma norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas que precisa ser cumprida, a NBR 14350, referente aos parques infantis”, informa.

O projeto segue para a apreciação do Executivo Municipal.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).