Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Política

Vereador propõe criação de um Parque Municipal de Aves em Petrópolis

Nesta semana, o vereador Domingos Protetor protocolou uma indicação legislativa para que o executivo municipal encaminhe projeto de lei criando um Parque Municipal de Aves. A proposta faz parte de uma série de iniciativas desenvolvidas pelo vereador e seu gabinete para a elaboração de políticas públicas que resolvam o problema do abandono, dos maus-tratos e da posse ilegal de animais na cidade de Petrópolis, inclusive os silvestres.

A ideia é que se utilize como exemplo o caso de sucesso do Parque das Aves, existente na cidade de Foz do Iguaçu, e se crie viveiros de imersão, com dimensões médias de 450m² para abrigarem aves apreendidas e que não tenham condições de serem recolocadas na natureza. “Nossa proposta é que os viveiros sejam construídos de forma sustentável, em áreas verdes, sobre copa de árvores, reproduzindo o habitat natural destas espécies, dando a elas uma vida digna e livre, porém, sob os cuidados humanos, já que não teriam condições de viverem sozinhos na natureza”, comentou Domingos Protetor.

Um outro ponto importante do projeto é a transformação destes viveiros em um grande atrativo turístico, possibilitando a visita controlada em seus interiores, fazendo com que as pessoas possam ter contato com os animais, conheçam as espécies e, ainda, possam praticar arvorismo, caminhadas ecológicas e terem contato com a natureza. “Petrópolis possui uma vocação enorme para o ecoturismo, mas este atrativo é pouco explorado pelo nosso poder público. O Parque Municipal de Aves será um espaço que une turismo e preservação animal de forma sustentável, pois com a cobrança de ingressos para os visitantes, pode ser auto subsidiado e ainda resolverá um grande problema da atualidade que é a falta de destinação digna para pássaros apreendidos na cidade”, explica o vereador, lembrando que, atualmente, a fiscalização e apreensão de silvestres fica a cargo dos governos estadual e federal (Ibama e Inea), mas que estes órgãos também não possuem estrutura para atender a toda demanda da região.

As primeiras discussões sobre o projeto, que ainda está em fase de estudo, foram realizadas em reuniões da Comissão de Meio Ambiente, Defesa Civil e Proteção Animal da Câmara Municipal. Nestes encontros, foram sugeridos alguns locais para criação dos viveiros, dentre eles o Parque da Ipiranga. “Ainda não há nada definido, estamos analisando e o próximo passo será visitar o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, para ver de perto como funciona e quais as necessidades para a implantação em Petrópolis”, explica Domingos Protetor.

Para iniciar a concretização do projeto, na semana passada, foi realizada uma reunião na Reserva Biológica de Araras (Rebio), entre a coordenadora da gabinete do vereador, Ellen Tardelli, o secretário de Meio Ambiente, Edmardo Campbell, gestora da ReBio Araras, Érika Melo, e o chefe de fiscalização do Inea, Ramon Santiago. O objetivo foi analisar a possibilidade de implantação de um viveiro de reabilitação de aves na Reserva, para onde os pássaros apreendidos, após análise veterinária, possam ser encaminhados. “A proposta é que, no viveiro da ReBio, eles possam ser reabilitados e, após análise técnica, sejam encaminhados para a soltura ou, se não houver essa possibilidade, aí sim, sejam levados para o viveiro do Parque Municipal

Atualmente, a Cobea recebe mais de 200 denúncias por mês relacionadas a pássaros em gaiolas, caça ilegal e maus tratos, porém, as muitas destas ocorrências chegam a ser analisadas, mas não há como realizar a apreensão, já que não existe um local para onde eles possam ser encaminhados e tratados. Portanto, outro fator importante que será beneficiado com a criação do Parque Municipal de Aves será a ampliação das vistorias e apreensões de pássaros que se encontram ilegalmente em cativeiro.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).