Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Política

Sapucaia como símbolo do Outubro Rosa e Programa de Incentivo ao Cicloturismo em pauta na Câmara

Nesta semana, a Câmara aprovou um Projeto de Lei, de autoria do vereador Fred Procópio (PL), que institui a espécie de árvore Sapucaia como símbolo do Outubro Rosa e da luta contra o câncer de mama em Petrópolis, visando a conscientização da prevenção e diagnóstico precoce da doença.

A proposta de ter a Sapucaia como símbolo da campanha se baseia pelo fato de sempre ao final de setembro e início de outubro estas árvores entrarem em período vegetativo. Com o crescimento de novas folhagens cor de rosa e o desabrochar das flores, parecem anunciar o início do Outubro Rosa.

O texto aprovado explica que, além do espetáculo promovido pelo crescimento de suas novas folhas, quando as copas das Sapucaias iniciam a floração, forma-se uma conjunção de flores arroxeadas e de aroma perfumado que atraem diversos polinizadores. Com isto, entre os meses de agosto e setembro, ocorre a frutificação e as árvores ficam repletas de frutos secos, semelhantes a uma cumbuca com tampa. “Curiosamente, estes frutos, quando abertos se assemelham ao esquema anatômico das mamas”, explica.

De acordo com o vereador, o projeto busca a conscientização contra o câncer de mama e propõe trabalhar junto à Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO). “Assim, ganhamos uma agenda ambiental para o combate da doença. Instituindo a árvore como símbolo da campanha, vamos promover todo ano plantios coletivos da Sapucaia, realizando a preservação da espécie. A ideia é que em todo o mês de outubro possamos nos recordar da importância dessa batalha”, ressalta.

O projeto de lei segue para análise do poder Executivo.

Programa de Incentivo ao Cicloturismo

A Câmara Municipal também aprovou um projeto de lei que institui em Petrópolis o Programa de Incentivo ao Cicloturismo, de autoria do vereador Maurinho Branco (DEM). O objetivo principal é incentivar atividades de turismo que tenham como elemento principal a realização de percursos de bicicleta, seguindo as devidas normas e leis de segurança.
A proposta explica que o cicloturista se diferencia do turista comum, pois seu objetivo não é simplesmente chegar ao destino, mas aproveitar o caminho que geralmente percorre estradas rurais e secundárias com muitos atrativos naturais e culturais. “A vantagem do cicloturismo é que não demanda grandes obras ou investimentos. São medidas simples e eficazes que podem atrair numerosos participantes e movimentar regiões que antes não seriam exploradas turisticamente”, comenta o vereador.
Outros objetivos do projeto são a melhoria da saúde e bem-estar dos cidadãos, por meio do lazer e da atividade física, a valorização da cultura e dos atrativos turísticos, o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais e a movimentação da economia, promoção da mobilidade e acessibilidade.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).