Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Política

Câmara aprova inclusão do “Julho Amarelo” calendário oficial de eventos de Petrópolis

Nesta semana, a Câmara Municipal aprovou a inclusão no calendário oficial de eventos de Petrópolis, da campanha “Julho Amarelo”, que deverá ser realizada anualmente, com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer nos ossos e destacar a importância do diagnóstico precoce para um tratamento eficaz e assertivo. A iniciativa é do vereador Eduardo do Blog (REP).

“Queremos que o mês de julho seja o momento de debates sobre câncer nos ossos nos postos de saúde, clínicas em geral, hospitais e na secretaria de saúde”, explica o vereador. A Campanha “Julho Amarelo” terá como símbolo um pequeno laço amarelo disposto sobre um fundo branco e deverá usar cartazes e panfletos para alertar e esclarecer a população a respeito da doença.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer é uma das principais causas de morte do mundo e segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença já é a primeira ou segunda causa de morte antes dos 70 anos em 112 dos 183 países da ONU, ocupando ainda o terceiro ou quarto lugar em mais de 23 países.

O projeto segue para a análise do Poder Executivo.

Câmara aprova criação do dia Mundial de Esclarecimentos e Conscientização sobre Ataxias

A Câmara também aprovou um Projeto de Lei de autoria do vereador Marcelo Chitão, que institui o Dia Municipal de Esclarecimentos e Conscientização sobre Ataxias, doença resultante de uma alteração genética e caracterizada por problemas como o desequilíbrio, a falta de coordenação de movimentos e a limitação dos movimentos oculares.

De acordo com o vereador, o objetivo é ter um planejamento, organização e ampla divulgação sobre a doença. “A ideia é que sejam realizadas palestras que contribuam na conscientização de toda a sociedade, informando sobre os tipos de ataxias existentes, seus sintomas e tratamentos. As atividades poderão ser executadas em instituições de ensino e saúde, buscando orientar sobre a importância da prevenção antecipada para melhores resultados no tratamento”, explica.

A doença está incluída na Classificação Internacional de Doenças, fazendo parte do Grupo G11. É hereditária, progressiva, degenerativa e gera grande incapacidade motora, porém sem nunca alterar o intelecto. “Os portadores, com o passar do tempo, enfrentam dificuldades na fala e no caminhar, levando uma vida praticamente vegetativa. Como outras doenças crônicas, ela impacta social e psicologicamente o estilo de vida do paciente e de seus familiares. É muito importante a exposição acerca destas desordens causadas pelas ataxias, pois, se diagnosticadas em seu início, têm tratamento e cura, mas, do contrário, podem levar o paciente à perda de seus movimentos e posteriormente a óbito”, pontua Chitão.

O Dia Municipal de Esclarecimentos e Conscientização sobre as Ataxias será comemorado anualmente no dia 20 de setembro. “Acredito que com esta iniciativa, de criar uma data que estimule o conhecimento e o esclarecimento sobre esta doença, poderemos salvar muitas vidas,” finaliza o vereador.

A proposta segue para análise do Poder Executivo.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).