Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Boca no Trombone!

Beneficiários do cartão Supera RJ relatam atraso no pagamento

Beneficiários do cartão Supera RJ vem relatando atrasos no pagamento referente ao mês de março. “Esse cartão sempre foi uma desordem, sem data certa para carregar, de alguns carregam e outros não… Inúmeras pessoas precisam desse cartão, e inclusive estavam contanto com ele para a Páscoa. E ninguém nos ajuda com uma informação, referente às recargas”, disse uma das reclamantes.

A Prefeitura informou que já oficiou o Estado cobrando respostas sobre o corte de benefícios, recarga do cartão, data de envio dos cartões para as prefeituras, definição de quem são os beneficiários e outras questões, mas não teve resposta.

“É um programa do governo do Estado. É o Estado que define quem são os beneficiários, o valor dos benefícios. É o Estado que faz as recargas. O papel da Prefeitura é entregar os cartões nas mãos dos beneficiários. E como estamos no território, na ponta, vemos como o programa está desorganizado e vemos como isso está afetando a população”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Só em 2022, a Prefeitura entregou mais de 20 mil cartões. “Entregar 20 mil cartões é uma tarefa difícil, mas nós tivemos capacidade para fazer isso. Lembrando que, no estado, mais de uma dezena de prefeituras se recusaram a entregar os cartões, obrigando os beneficiários a busca-lo na capital. Além disso, houve casos de secretarias de Assistência Social invadidas, guardas amarrados, tudo por conta da maneira irresponsável com que o programa vem sendo tocado pelo governo do Estado”, disse o secretário de Assistência Social, Fernando Araújo.

Há casos de beneficiários que são informados pelos canais oficiais do programa Supera RJ que o cartão deles foi encaminhado para a Secretaria de Assistência Social de Petrópolis. “No entanto, quando chegam aqui, as nossas equipes checam no sistema e constatam que o cartão não nos foi encaminhado pelo governo do Estado. Isso gera uma revolta no beneficiário, o que é compreensível. Até porque a pessoa teve que gastar o dinheiro da passagem para vir até a secretaria”, disse Araújo.

Em nota, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro informou que “a coordenação do Programa Supera RJ detectou uma falha no processamento dos pagamentos, que pode ter impactado alguns benefícios que seriam pagos neste mês de março. Estamos trabalhando para regularizar a situação o mais rapidamente possível para garantir que todos os beneficiários tenham seu direito preservado.”

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).