Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Boca no Trombone!

[Boca no Trombone!] Calçada quebrada causa transtorno no Itamarati

Na última terça-feira (20), a leitora Marcia Schanuel Bastos enviou uma reclamação sobre o estado precário das calçadas no Itamarati. Mais do que isso: foi um pedido de ajuda. No último sábado (17), Marcia foi passear com o filho, que é cadeirante, quando a roda da cadeira agarrou em buraco da calçada em frente ao posto de saúde do bairro. “A cadeira tombou para frente, mas por sorte consegui impedir o acidente. Ele teria se machucado muito. Essa calçada, além de cheia de buracos, está toda oca, podendo afundar a qualquer hora”.

Marcia é mãe de Gabriel Tompson Schanuel Bastos (15 anos), portador de paralisia cerebral, que passou por diversos tratamentos médicos desde a infância, tendo ido, inclusive, à China para intervenções com células tronco. Gabriel é conhecido na cidade pelas diversas campanhas realizadas por sua família para arrecadação de fundos para o tratamento. Empurrar a cadeira de rodas do filho nas calçadas petropolitanas tem sido uma tarefa difícil para Marcia. “Além dos buracos, nosso maior desafio é a acessibilidade, que está cada vez pior”, comenta.

Foto: Papo Cabeça
Calçada na Rua Quissamã, na altura do número 1700 (Crédito: Papo Cabeça)

Reclamações como essa em diversos pontos da cidade têm sido muito comuns no Boca no Trombone, assim como carros parados sobre as calçadas, outro problema que prejudica a acessibilidade de pedestres.

Em nota, prefeitura deu a seguinte resposta sobre os buracos nas calçadas: “A Secretaria de Obras informa que enviará funcionários ao local para providenciar os reparos necessários. A Secretaria de Obras esclarece ainda que a manutenção das calçadas em frente a imóveis particulares é de responsabilidade do proprietário. A Secretaria de Fazenda informa que está intensificando a fiscalização e orientando os proprietários de imóveis residenciais e comerciais a manterem as calçadas em bom estado de conservação, como previsto no artigo 78 do Código de Posturas do Município. No caso de calçadas de responsabilidade do município, a Secretaria de Obras vem realizando a manutenção. A secretaria já esteve na Barão do Rio Branco e no Quitandinha. As equipes, agora, realizam melhorias no Cremerie.”

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).