Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Crônicas

Observações de uma petropolitana: Bauernfest

Para alegria de uns e transtorno de outros (principalmente por causa do trânsito), a Bauernfest, nossa “versão pocket da Oktoberfest”, tem início nesta sexta-feira (27), com muitas danças, comidas e desfiles típicos da festa do colono.

A festividade acabou se tornando um dos grandes acontecimentos da cidade, sendo uma das poucas que consegue tirar o povo petropolitano de casa, mesmo com esse frio glacial que congela qualquer alma na fila do chope e do salsichão. Mas mesmo resmungando, a maioria dos petropolitanos curte muito a festa.

Mesmo reclamando que a cada ano os produtos estão mais caros. Mesmo disputando uma mesinha nos paralelepípedos, como se fosse uma grande brincadeira da “dança das cadeiras” onde quem consegue sentar, só levanta quando for embora. Mesmo não tendo muito o que fazer lá, além de comer e ficar andando pra lá e pra cá (porque você não conseguiu a mesinha disputada do paralelepípedo), a Bauer é legal porque você encontra todo mundo. Todo mundo mesmo. É praticamente impossível você não esbarrar com algum conhecido. Até aquele seu amigo que mora no Rio sobe a serra só para ir lá.

Você enfrenta uma fila grande só para ir naquele trenzinho, mesmo com mais de 20 anos na cara e sem ter uma criança junto para disfarçar, e não ter que andar até o Palácio de Cristal. E também porque você se diverte nele.

Você assiste às danças e aos desfiles para ver se tem algum conhecido participando e também tenta encontrar o nome da sua família em alguma plaquinha (caso seja descendente).

Além disso, você pode se entupir de salsichão e de torta alemã sem culpa, afinal, a festa do colono só acontece uma vez por ano…

 As opiniões contidas não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da publicação.

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.

12 Comentários

  1. Gostaria que crescentassem mais brincadeiras interativas aos visitantes,pois assim se tornaria mais interessante.
    Adoro o baile no palácio de Cristal,é muito divertido.
    Eloisa Helena de Souza Moraes

  2. Parabéns ótimo texto, esse é exatamente o sentimento coletivo desta festa!

  3. Com muito orgulho da minha cidade acompanho a melhor festa nesses 26 anos que acompanho o evento. Nossa casa esta bonita, arrumada, e muito bem organizada para receber petropolitanos e turistas. Vale o sacrifício do trânsito advindo.

  4. A Bauern não me atrai tanto atualmente, mas tenho boas memórias da minha infância! Junto com o carnaval, eram os únicos eventos onde eu ganhava salsichão! Sempre adimirei mt a dança típica e, com aproximadamente 8 anos, tive a felicidade de ler meu sobrenome nas plaquinhas do desfile! Mais felicidade ainda foi saber que ele também está em uma das quatro placas que se encontram no Obelisco, com a lista das famílias alemãs que vieram para a cidade.
    Adorei! Compartilho desse sentimento com vocês.

  5. Tudo declarado é o que realmente acontece, ainda não fui este ano, mas a única coisa que falta na festa é música ambiente típica ao redor das barracas

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).