Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Crônicas

[Todo mundo tem uma história] De amizade…

Eu sempre tive muitos amigos. E nunca tinha parado para pensar sobre isso. Até que comecei a perceber a minha volta, pessoas com a minha idade e poucos ou nenhum amigo (a). Este fato me levou a tirar diversas conclusões e a criar algumas especulações para entender o que significa uma vida sem amigos. Mas não foi só isso que me levou a escrever essa crônica.

Para começar, percebi que só tem muitos amigos, quem é de verdade, transparente e agradável. Amizades longas são relacionamentos. Você tem que cuidar, entender, ajudar e se importar. Muitas vezes, tem que ceder. Outras, tem que relevar. Todas as pessoas são diferentes e carregam consigo defeitos e qualidades. Amigo que é amigo respeita e se adapta. E só os fortes conseguem deixar o egoísmo de lado.

De repente, em um dia, você quer assistir a um drama no cinema, que está em alta e todo mundo já viu. Mas sua amiga do coração está mal e quer assistir a uma comédia. É preciso aprender a abrir mão das nossas escolhas para ajudar o amigo. Esse é apenas um singelo exemplo. Amigo que é amigo abre mão das coisas mais importantes só para agradar o outro.

E nessa, tenho que citar os amigos que contrariam essa ideia. São aqueles que começam a namorar e esquecem da vida. Abandonam os amigos e, certamente, uma hora se arrependem. Não dá para viver uma vida sem amigos.

Minha mãe sempre diz que não se deve confiar em amigo. Talvez, ela nunca tenha tido um amigo de verdade. Porque ter amigos é ter alguém para contar, um ombro para chorar, uma companhia para tomar uma cerveja e rir das coisas mais banais da vida.

E, nessa análise, aprendi a não confiar em quem não tem amigos. Porque não ter amigos significa que a pessoa não é capaz de abrir mão das próprias vontades ou então não tem capacidade de ser leal. Porque sim, amizade é sinônimo de lealdade.

Mais do que isso, percebi que meu pai tem muitos amigos. Sinceros e verdadeiros. E talvez eu tenha aprendido com ele, mesmo que inconscientemente. Aos 75 anos, ele recebe ligações diariamente de amigos que estão distantes. Eu acho isso fantástico. Porque significa que aquele amigo se importa com ele e, que mesmo estando longe, precisa saber como estão as coisas. Nos dias atuais, em que tudo é tão corrido, pegar o telefone para ligar para um amigo, simplesmente para saber como ele está, é algo inusitado e que demonstra o quão importante é ter amigos.

E ninguém vive sozinho. Todo mundo precisa de um amigo. Podem ser os próprios pais. Também vejo irmãos que são muito amigos. Um dia desses, uma das minhas amigas me contou que quando o irmão ficava de castigo e não podia sair de casa para brincar, ela e a irmã também não saíam e passavam o dia inteiro brincando com ele. Elas abriam a mão da própria diversão, que talvez pudesse ser até mais interessante do que ficar em casa, só para agradar o irmão de castigo.

Claro que os amigos também brigam. As diferenças existem, mas saber conviver com isso é que o grande barato da existência humana. E ainda amar uma pessoa que você brigou a ponto de pedir desculpas e dar logo um abraço é um sentimento único.

E amizade é isso. É cumplicidade, amor e, principalmente, respeito.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).