Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Coluna Literária

[Coluna literária] “Não sou uma dessas” – Lena Dunham

Se “Sex and the City” mostrava quatro amigas bem-sucedidas, esbanjando estilo enquanto procuravam um amor em Nova York, “Girls” está mais perto da realidade. A série de Lena Dunham, também passada na Big Apple, mostra quatro garotas com seu vinte e poucos anos, lutando para serem independentes e acharem um emprego bom, enquanto tentam lidar com seus amores. As dúvidas de uma jovem recém-formada, a incerteza de qual rumo tomar, a falta de dinheiro, a vontade de ganhar o mundo, as roupas comuns e apartamentos pequenos aproximam Hannah e suas amigas do público, que com certeza consegue ver um pouco de si em cada uma delas.

Desta forma, “Não sou uma dessas” acaba sendo uma ótima oportunidade para conhecer a mente criadora por trás de uma das séries de maior sucesso da atualidade. Lê-lo pode se equiparar a fazer uma nova amiga, pois a cada conversa (página), é possível rir e/ou exclamar “não é possível que você pensa assim também?”, sentir um pouco de vergonha alheia com suas experiências e perceber que, de diferentes modos, todos cometem os mesmos erros no caminho para a vida adulta.

O livro é dividido em cinco partes: na primeira, Lena fala de amor e sexo; na segunda, sobre o seu corpo, as dietas que já fez, sua relação com a nudez (algo presente em basicamente todos os episódios de Girls) e até sobre seu útero; na terceira, ela fala de amizade; na quarta, de trabalho e na quinta, há uma visão geral que engloba suas preocupações, seus anos de terapia, arrependimentos, entre outros.

Como a própria descrição do livro já diz, “uma garota conta tudo que ‘aprendeu’” e se podemos aprender alguma coisa com Lena, é que os erros servem não só como aprendizado, como também rendem boas histórias.

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).