Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Boca no Trombone!

[Boca no Trombone!] Ônibus escolares que atendem a área rural de Secretário estão em más condições

Após ter denunciado a situação precária das instalações da Escola Municipal Major Theófilo de Carvalho, a vereadora Gilda Beatriz, vice-presidente da Comissão de Defesa da Educação, iniciou uma nova série de vistorias surpresa nas escolas e ônibus escolares do município. A comunidade visitada da semana foi a área rural da Rocinha, em Secretário, onde fica o colégio.

“Após fazer a denúncia, semana passada acompanhamos o início das obras na Escola Municipal Jandira Bordignon. Em Secretário, além de denunciar a situação precária da E. M. Major Theófilo de Carvalho, fiz questão de fiscalizar os ônibus escolares que atendem a comunidade. Infelizmente mais uma vez encontramos problemas. Um veículo está com o para-choque amarrado por um cabo para não despencar, na frente, o mesmo carro esta com o lado direito do vidro cheio de rachaduras que podem causar um sério acidente caso alguma criança esbarre no local. O outro ônibus está com o aro de uma das rodas muito amassado e os pneus estão carecas, representando um risco para nossas crianças”, relatou a vereadora.

Os ônibus escolares utilizados na cidade foram doados pelo Governo do Estado e obtidos também através do Programa Caminho da Escola, criado em 2007, para garantir a segurança e qualidade ao transporte dos estudantes.

“Os recursos do programa são provenientes do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). A iniciativa deve garantir transporte escolar principalmente aos alunos que moram em áreas afastadas, de difícil acesso, mas são de responsabilidade do governo municipal a manutenção e a conservação dos veículos. É necessária uma manutenção rotineira, especialmente agora que as escolas entrarão de férias. Estamos falando da segurança de nossos filhos, não existe espaço para erros. Estarei notificando a Secretaria Municipal de Educação e caso o problema não seja resolvido com urgência, vou encaminhar a denúncia ao Ministério Público”, finalizou.

Em resposta, a Secretaria de Educação informou que os ônibus que atendem os estudantes chegaram ao município por meio do programa Caminhos da Escola. Novos, eles começaram a circular na região em 2014. Vale lembrar que a área de circulação dos veículos é de difícil acesso, o que provoca um desgaste maior dos carros. A manutenção é permanente. Na última semana foram feitas trocas de pneus de um dos ônibus. Nesta quarta-feira (15), outro veículo terá os pneus substituídos. A secretaria esclarece, ainda, que já acionou o seguro solicitando a substituição dos vidros.

Matéria atualizada em 14/6, às 19h18.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).