Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Política

Câmara Municipal vota lei que poderá acabar com dupla função de motoristas

Nesta terça (25), às 16h, a Câmara Municipal votará uma lei que poderá acabar com a dupla função de motoristas. Atualmente, a dupla função vem sendo autorizada através da emenda da Lei Municipal 7.243/2014, que afirma que a presença dos cobradores não é obrigatória nos ônibus em que o pagamento da tarifa em dinheiro seja inferior a 30%, assim como em veículos tipo Executivo, micro e mini-ônibus.

A questão da dupla função é controversa e vem sendo debatida na Câmara Municipal desde o ano passado, já que a mesma lei (7.243/2014) também proíbe que motoristas exerçam papel simultâneo de cobrador em ônibus com capacidade superior a 40 passageiros, o que claramente não é cumprido em muitas linhas.

Em 21 de julho, o vereador Anderson Juliano divulgou em sua página o resultado do processo 0061593-11.2014.8.19.0042, em que juiz da 4ª Vara Cível, Jorge Martins, deu prazo de cinco dias para as empresas de transporte de Petrópolis voltassem a utilizar cobradores em seus ônibus, exceto executivos e micro, sob pena de multa de R$ 10 mil, mais R$ 1 mil por dia em caso de não cumprimento, mas, aparentemente, muitas ainda descumpre a ordem judicial. Outro ponto importante da polêmica é que a dupla função representa risco à segurança dos passageiros, já que o motorista tem sua atenção constantemente desviada.

O perfil “Cidadania Petropolitana vem divulgando uma convocação aos rodoviários e à população em geral, para que todos compareçam à votação desta terça na Câmara Municipal, a fim de pressionarem os vereadores, derrubando definitivamente a dupla função de motoristas e garantindo o emprego dos cobradores. “Vamos impedir que mais pessoas fiquem desempregadas. Também queremos que os passageiros tenhamos segurança, porque motorista é para dirigir, não para cobrar. Lembrem-se que tem alunos estão entrando nas escolas atrasados e trabalhadores chegando atrasados em seus empregos, pois os motoristas não estão conseguindo cumprir os horários. Vamos dar um basta nisso”, concluiu a postagem. 

 

Mais em:

Dupla-função de motoristas de ônibus volta a ser debatida

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).