Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Coluna Literária

Petropolitanos lançam livros na Bienal

A 17ª edição da Bienal do Livro já está acontecendo no Rio Centro e nesta segunda-feira (7), autores da editora petropolitana Bem Cultural estarão no evento lançando suas obras.

No estande da Oficina Editores, no Pavilhão Verde, estarão os seguintes autores:

De 10h10 as 11h10: Carla Andréa Pujol lança o livro infantojuvenil Ser Feliz; Cecília Pinheiro lança Um sentimento danado;

De 11h20 as 12h20: Bartira Mendes Costa lança Momentos Poéticos; Tania Vidal lança A Dupla D2;

De 13h40 as 14h40: o escritor Paulo Roberto Cunha lança o livro Ipê Amarelo; Margarete Kaiser lança Um passado, uma memória;

De 14h40 as 15h50: Catarina Maul lança o livro infantojuvenil E Deus criou o mundo e o livro de poesias Intensa 2; também será lançada a III Antologia da Confraria da Poesia Informal, que conta com a participação de Alan Bastos, Aleksandro Grola, Avel Nascimento, Catarina Maul, Cláudio Henriques Sauro, Elciana Goedert, Elis Bondim, Felipe Cavalcanti, Felipe Quirino, Fernanda Medeiros, Filipe Medon, Gisele Pissurno, Helô Strega, Henrique Fernandes, Juliana Gaillac Brasil, Klem Machado, Leandro Rodrigues, Luciana Cunha, Luiz Santos, Maria do Carmo, Bomfim, Mary Mariana de Oliveira, Mônica Santos Ribeiro, Mozart Carvalho, Oberdan de L. Cunha, Regina Gonzalez, Renan Thomaz, Robert Sheldon, Rodolfo Andrade, Apperj Sergio Geronimo, Sol Figueiredo e Yolanda Soares;

Já neste domingo (6), as autoras Carmem Teresa Elias e Silvana Gonçalves Luiz lançam Clamor – Poesia em Versos, no estande k06 do Pavilhão Azul, das 15h as 16h.

Sobre os livros

Ipê Amarelo: O livro traz sentimentos, inquietações, dores por amores perdidos, emoções por outros vividos, gritos por seres esquecidos. A poesia do autor perpassa desde as questões mais íntimas inerentes ao ser humano, até questões mais amplas de cunho social. Seus versos, além de falarem de um “eu” que vive intensamente todos os sentimentos, retratam as tristes realidades de uma sociedade desigual. 

Um passado, uma memória: Uma autobiografia onde Margarete Kaiser conta suas lembranças sobre tudo que vivenciou no período da Segunda Guerra Mundial. Longe da proteção paterna até os sete anos de idade, ela passou fome, viu sua cidade sendo destruída e sofreu junto da irmã e da mãe pela incerteza de rever o pai, que foi recrutado para servir o exército alemão.

Momentos Poéticos: Segundo a autora, seu livro “é o retrato de uma existência bem vivida”. Bartira Mendes Costa, que escrevia seus poemas, muitas vezes, em pequenos pedaços de papel, um dia decidiu-se por transformar sua poesia em livro. Então surgiu Momentos Poéticos, onde, com poesia, ela fala de amores, de dores, de medos e traz o seu olhar sobre a beleza das coisas mais simples e mais essenciais da vida.

Ser Feliz: Quantas vezes nos perguntamos o que é felicidade? Idealizamos momentos perfeitos e viajamos em sonhos extraordinários, mas, na maioria das vezes, esquecemos de procurar a “tal felicidade” dentro de nós mesmos. Mais que um livro infantil, Ser Feliz traz em si uma explosão de otimismo e alegria que nos leva a mergulhar em nosso cotidiano e nele descobrir a essência da verdadeira felicidade.

Um sentimento danado: Com poesia e ilustrações de Carol Assumpção e finalização de Rodrigo Santana CB, o livro fala dos vários medos que cercam os pequenos e até mesmo os adultos. Com sensibilidade, a autora versa mostrando às crianças, que o medo deve ser encarado como algo normal e até bom, quando for para proteger dos perigos.

A dupla D2: “Viviam como cão e gato”. Este velho ditado popular nem sempre expressa hostilidade e rivalidade. Como no caso da cadelinha Dora e do gato Dudu. Unidos pela vida, eles são o oposto de preconceitos de raça e discriminações de gênero, vencendo as diferenças entre espécies bem distintas.

E Deus criou o mundo: É o primeiro título infantil da escritora petropolitana, pedagoga e produtora cultural, Catarina Maul, a ganhar as páginas de um livro. É um texto que fala de respeito, de responsabilidade com o meio ambiente, de solidariedade e do mundo que queremos e que devemos ajudar a construir.

Intensa 2: É o segundo livro de poesias da escritora, pedagoga, produtora cultural e atual presidente da Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni, Catarina Maul. Une a fase poética da autora no período compreendido entre 2010 e 2014, reunindo escritos em formas diversas, respeitando a multiplicidade de estilos envolvidos na obra da mesma.

Clamor – Poesia em Versos: A poesia em tempo e sentidos existenciais com requintes contemporâneos, nem tão concretos. Sentimentais. A emoção de poetas que se completam neste livro Clamor. Sensibilidade e um certo ar sonhador, enche-nos o coração de esperanças. Um alvorecer singelo e brando, como a esperar calmarias em verbos de paz, nos versos carregados de sentimentos.

Mais em:

[Coluna literária] Bienal do Livro 2015

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).