Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Coluna Literária

[Coluna literária] Bienal do Livro 2015

O evento mais esperado pelos leitores finalmente chegou! A Bienal do Livro, que acontece de 3 a 13 de setembro no Rio Centro, vai promover encontros, debates e bate-papos sobre os mais variados temas com a participação de personalidades e escritores nacionais e internacionais. A programação completa por ser conferida aqui.

Abaixo vou falar um pouquinho sobre os principais autores que participam do evento este ano, que talvez desperte sua curiosidade para descobri-los, caso ainda não os conheça:

thalita rebouçasThalita Rebouças é uma das escritoras nacionais mais conhecidas e populares entre os mais jovens hoje em dia. Com mais de um milhão de exemplares vendidos, é autora de “Fala sério, Mãe!”, “Tudo por um Pop Star”, “Ela disse, Ele disse”, e muitos outros sucessos editoriais. Thalita bate um papo com o público neste sábado (5), às 11h, no Pavilhão Verde – Auditório Madureira.

Repare que ao entrar em qualquer livraria, você verá livros com capas brancas e personagens em roupas de época nas prateleiras dos best-sellers. São os livros de Julia Quinn a julia quinnautora mais jovem a entrar para a Galeria da Fama dos Escritores Românticos dos Estados Unidos. Seus livros já atingiram a marca de 8 milhões de exemplares vendidos e são facilmente encontrados nas listas de best sellers do New York Times. Quinn estará às 13h deste sábado (5), no Pavilhão Verde – Auditório Madureira.

Leigh BardugoAutora da aclamada Trilogia Grisha, Leigh Bardugo foi considerada uma das seis melhores autoras estreantes de 2012 pelo comitê New Voices da American Booksellers Association. Na história, a jovem órfã Alina Starkov descobre ter poderes especiais. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras -, Alina vê seu amigo Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter. A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling… Bardugo estará na Bienal também neste sábado, às 15h, no Pavilhão Verde – Auditório Madureira.

Autor do best seller internacional “Um dia”, David Nicholls vem ao Brasil para conversar sobre o mais novo lançamento “Nós”, o qual eu já li e comentei aqui. Nicholls também é roteirista, David Nichollsassinando o roteiro do filme “Garoto Nota 10”, adaptação cinematográfica de seu livro “Resposta Certa”. Nicholls participa do Encontro com Autores neste sábado (5), no Pavilhão Verde – Auditório Madureira, às 18h.

Os brasileiros Eduardo Spohr e Raphael Draccon também marcam presença neste domingo, às 14h e às 17h, respectivamente. Autor do best seller “A Batalha do Apocalipse”, da trilogia Filhos do Éden, Eduardo Spohr entrou para a lista dos livros de ficção mais vendidos no país. Considerado pela Revista Isto É como um dos dez escritores mais influentes do atual mercado literário brasileiro, Raphael Draccon foi editor de seu próprio selo no grupo editorial Leya, a Fantasy – Casa da Palavra. Conheça uma das obras de Draccon aqui.

colleen hooverColleen Hoover é um dos expoentes do gênero new adult, tendo dois livros no topo das listas do New York Times. Autora “Métrica”, “Pausa”, “Essa Garota”, “Um Caso Perdido” e “Sem Esperança”, começou a escrever seu primeiro romance em 2011. Este ano lança mais duas obras: “Finding Cinderella” e “Ugly Love”. A autora participa da Bienal neste domingo (6), às 11h, no Pavilhão Verde – Auditório Madureira. Caso queira saber um pouco mais sobre seus maiores sucessos, leia esta coluna.

O escritor e cartunista Jeff Kinney ficou mundialmente conhecido pela série de livros O Diário de um Banana, que passou de um caderno de esboços para um best seller internacional traduzido Jeff Kinneyem 28 línguas e com milhões de cópias vendidas em todo o mundo sempre com enorme sucesso. Kinney participa da Bienal neste domingo, no Pavilhão Verde – Auditório Madureira, às 18.

Maurício de Souza, o mais famoso e premiado autor brasileiro em quadrinhos, comparecerá nesta segunda-feira (7), às 11h. O “pai” da Turma da Mônica e de vários outros personagens é o autor homenageado desta edição.

Às 15h, Joseph Delaney participa do Encontro com Autores. Consagrado como escritor de ficção científica e contos voltados para o público jovem, Delaney é autor da saga “As Aventuras do Caça-Feitiço”.

carina rissiO novo rosto do chick lit brasileiro, autora de “Perdida’, ‘Encontrada”, “Procura-se um marido” e “No mundo da Luna”, Carina Rissi estará na Bienal na quarta-feira (9), às 16h. Saiba mais sobre seus livro aqui e aqui.

Em se falando de chick lit, não tem como não mencionar a personagem Becky Bloom, da autora Sophie Kinsella. Com milhares de livros vendidos pelo mundo e cerca de 300 mil exemplares vendidos no país, a autora participa da Bienal no dia 12 de setembro, às 11h.

anna toddDepois de bater a marca de um bilhão de acessos na plataforma de leitura Wattpad ao criar uma fanfic inspirada em Harry Styles, da banda One Direction, Anna Todd se tornou mundialmente conhecida com After, quatro livros (no Brasil, serão cinco já que o terceiro foi dividido em dois) que acompanham o romance conturbado e sexy entre Tessa e Hardin. Todd estará no evento também no dia 12 de setembro, às 14h.

O último dia da feira de livros contará com a presença de Josh Malerman, cujo romance de estreia “Caixa de pássaros”, um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo, vem atraindo milhares de fãs. O autor estará no Pavilhão Verde, no dia 13 de setembro, às 16h. O livro é um dos melhores que li este ano e falei sobre ele aqui.

Nomes como Dado Villa-Lobos, Gregório Duvivier, Raphael Montes e Miriam Leitão também estarão por lá conversando com o público sobre os mais variados assuntos. Imperdível, né?

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).