Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Colunas

[Psicologia ao seu alcance] Início de relacionamento na era das redes sociais

por Flávio Melo Ribeiro

Os últimos anos foram marcados por mudanças significativas nos comportamentos humanos voltados para o relacionamento amoroso e as redes sociais tiveram um papel preponderante nesse aspecto. A ampliação de possibilidades de novos relacionamentos teve um crescimento exponencial, bem como os dissabores. Desenvolverei cinco artigos sobre o tema: início de relacionamento na era das redes sociais; desenvolvimento do namoro com ajuda digital; traição on-line; solucionando a crise motivada pelas redes sociais; término por mensagem: o estilo cruel. Vamos ao primeiro tema:

As possibilidades de conhecer novas pessoas, ou mesmo encontrar conhecidos do passado aumentaram muito, que vão desde sites de relacionamento, de encontros, a grupos em sites de mensagens. No início parece o paraíso, dezenas de pessoas interessadas em se relacionar amorosamente e muitas delas interessadas em “mim”. Parece produtos em prateleiras de supermercado, vai-se escolhendo ao bel prazer. Mas esse ambiente é limitado e nem um pouco seguro. Ao postar uma foto que não é do gosto popular a pessoa também se percebe um produto. Fora as diferenças de interesses: pessoas querendo um relacionamento sério competindo com quem quer encontros casuais, aliados a pessoas casadas ou já namorando, mas que desejam ampliar seu leque de relacionamentos.

Apesar desse emaranhado, certas pessoas se encontram e por mais que tenham outras opções, acabam priorizando entre eles trocas de mensagens, telefonemas e mesmos encontros casuais, até ocorrerem frequentemente e iniciar um relacionamento de namoro. Mas até esse estágio passaram por diversos dissabores, teclaram e trocaram fotos com quem moravam longe ou perto demais; o aspecto pessoal não correspondia aos da foto, a voz não era do gosto, etc. Isto tudo porque através das redes sociais o conhecimento vem em partes, primeiro uma visualização de foto ou texto, troca de mensagens, telefonemas e contato pessoal. Cada uma das etapas pode encantar ou descartar. Isto mesmo descartar, visto que é apenas uma entre tantas possibilidades e além disso, as relações não são levadas a sério num primeiro momento.

Passando por todas essas intempéries, para o relacionamento vingar precisará passar por uma fase de desenvolvimento e amadurecimento, e o mundo digital vai ser ainda mais severo.

 

flavio melo ribeiroFlávio Melo Ribeiro é psicólogo, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1988, especialista na área clínica pelo Conselho Regional de Psicologia e especialista em Gestão de Empresa pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como psicólogo clínico em seu consultório situado em Florianópolis – SC e presta consultoria às empresas na área de Gestão de Pessoas.

Leia mais colunas do psicólogo Flávio Melo:

[Psicologia ao seu alcance] O caçador e o romântico

[Psicologia ao seu alcance] O carente e o “Eu te Amo”

[Psicologia ao seu alcance] Questionamentos no amor

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).