Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Boca no Trombone!

[Boca no Trombone!] Moradores da Comunidade do Gavião convivem com esgoto a céu aberto

Moradores da Comunidade do Gavião estão sofrendo com esgoto a céu aberto no local, enquanto a construção do biodigestor não é concluída. “Ocheiro está insuportável e com isso está acontecendo a proliferação de ratos e insetos. Pedimos que eles venham tomar uma providência o mais rápido possível. Dizem que a obra só vai terminar em dezembro, e até lá como nós vamos ficar? O esgoto dos moradores da parte de cima já está ligado, por isso está essa vergonha. Socorro!”, relatou uma moradora da região.

Em nota, a Águas do Imperador informou que a previsão é que a obra de construção do biodigestor seja concluída na sexta, 23 de outubro. A partir disso, o problema em questão será resolvido.

Dando seguimento ao Plano de Despoluição das Bacias Hidrográficas de Petrópolis e ampliação da cobertura do tratamento de esgotos no município, a Águas do Imperador está construindo o Biodigestor do Morro do Gavião, na Fazenda Inglesa, que vai tratar 100 mil litros de esgotos por dia de 600 moradores da comunidade.

Implantados em regiões de topografia acidentada e ocupações desordenadas, os biodigestores são a única solução para tratamento de esgotos nesses locais. Além de contribuir para a despoluição de mais um rio, essas unidades proporcionam significativos ganhos socioambientais para a localidade onde são implantados: são desenvolvidas ações de educação ambiental nas comunidades e não há cobrança de tarifa pelo tratamento de esgoto.

A concessionária também está construindo o Biodigestor do Caxambu, que vai beneficiar 2,3 mil habitantes com o tratamento de 220 mil litros de esgotos por dia. A obra está em estágio avançado de execução e será concluída ainda este ano. 

Com a construção dos dois novos biodigestores, a concessionária chegará a 10 unidades. Atualmente, as regiões do Quarteirão Brasileiro, Córrego Grande, Vila Rica, Vila Ipanema, Independência, Siméria, Bonfim e Nogueira, além de um biossistema no Vale do Carangola, já contam com biodigestores, que juntos beneficiam 10,4 mil pessoas e tratam de 731 mil litros de esgoto por dia. Sempre sustentáveis, Os biodigestores da empresa já garantiram o reaproveitamento de 280 mil garrafas PET e quase três mil pneus.

A Águas do Imperador transformou-se em referência internacional em saneamento básico. Comitivas de outros estados e países como Marrocos, França e Alemanha, além de integrantes do Banco Mundial, já visitaram as unidades de tratamento de esgoto para conhecer o modelo de tratamento que se une à sustentabilidade e preservação. 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).