Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Boca no Trombone!

Falta de segurança no Terminal Itaipava preocupa usuários e empresas de ônibus

As consecutivas invasões do Terminal Itaipava nos fins de semana têm gerado preocupação para o Setranspetro e a empresa Turb Petrópolis com relação a falta de segurança no local. Na madrugada de domingo (1º), houve uma tentativa de arrombamento da máquina de recarga de cartões. O espaço também é constantemente vandalizado.

De acordo com a Turb, das 23h45 – horário de saída dos últimos ônibus do dia, até as 4h15 – quando os primeiros ônibus começam a circular, o Terminal fica vazio.

Para o Setranspetro, havia mais segurança quando os espaços contavam com guardas municipais. A instalação de mais câmeras de monitoramento também contribuiriam para coibir atos de vandalismo e situações como a tentativa de arrombamento da máquina de recarga.

“Até os funcionários ficam com medo, porque além dos atos de vandalismo e de invadirem o terminal, sem pagar passagem, também registramos com frequência: brigas e tentativas de agressão”, afirma o inspetor, Marcos Ramos.

Para Carla Rivetti, gerente do Setranspetro, vandalizar as máquinas de recarga prejudica, principalmente, a população que precisa usar o equipamento. “Para fazer o reparo dos danos causados, a máquina vai precisar ficar parada por um período e isso gera prejuízos financeiros”, explica Carla.

Em nota, o município informou que o Centro Integrado de Operações de Petrópolis (Ciop), que está sendo implantado na cidade, terá uma câmera captando imagens no entorno do Terminal de Itaipava.

Em toda cidade, foram instalados 40 postes novos, que vão servir de suporte das câmeras de monitoramento. Para os demais, a Emive, empresa responsável pela montagem do Ciop, vai aproveitar postes já existentes em locais como a Rua do Imperador, por exemplo, para reduzir o impacto na identidade visual da cidade.

A adequação desses pontos será feita simultaneamente à montagem da sala de monitoramento, que terá início nesta quarta-feira (4). A sala vai ocupar um espaço de 90 m² do Centro de Cultura Raul de Leoni. O local vai receber televisores, mesas, cadeiras, computadores, nobreaks, entre outros equipamentos.

Em toda cidade, serão 46 câmeras que filmam em 360º. Além disso, as entradas da cidade ainda terão mais 10 câmeras fixas nos pórticos do Bingen e do Quitandinha, no Alto da Serra, no trevo de Bonsucesso e na Posse. Os equipamentos fazem reconhecimento facial e de placas.

As imagens serão acompanhadas por Guarda Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, CPTrans, Defesa Civil e Bombeiros. Depois da montagem do Ciop, a cidade dará início a segunda fase do projeto de monitoramento da cidade, que vai contar com mais 40 câmeras, totalizando 86 pontos monitorados.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).