Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Política

Câmara aprova “Semana de Conscientização do Turismo”

Na semana em que Petrópolis recebe a convenção da Schultz, a Câmara aprovou o projeto de lei 08627/2017 – alterando a lei nº 5974, com 13 votos favoráveis, que institui a “Semana de conscientização do turismo”, sempre na última semana de setembro de cada ano.

“A lei em vigor, de autoria da ex-vereadora Renata Fadel, diz apenas que é a ‘Semana do Turismo’, mas não especifica qual turismo ou intenção efetiva. Temos o turismo emissivo, receptivo, vários itens dentro do conceito de turismo. Por isso, a ideia não é a alteração da lei, que à época já foi um ganho para a cidade, mas a sua atualização”, disse o vereador Antonio Brito, que é presidente da Comissão de Turismo da Câmara Municipal.

Entre os objetivos aprovados, no artigo 3º estão: a promoção, a conscientização e orientação de estudantes da rede municipal de ensino, através de palestras, workshops, simpósios e similares, sobre o que é turismo, sua importância para a economia do município, e suas funções sociais;  a promoção da integração entre os graduandos dos cursos de bacharelado e técnicos de turismo com as escolas do município de Petrópolis; e também as escolas deverão convidar os pais ou responsáveis pelos alunos a participar da “Semana de Conscientização do Turismo” nas escolas.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial de Turismo (OMT), turismo é a atividade do viajante que visita uma localidade fora de seu entorno habitual (lazer, negócio e outro motivo pessoal), por período inferior a um ano, e com propósito principal diferente do exercício de atividade remunerada por entidades do local visitado.

O turismo é uma atividade econômica que envolve 52 setores e mais de 60 segmentos, e é estratégico para o desenvolvimento econômico sustentável de uma cidade e de toda a nação.

O projeto apresentado pelo vereador Antonio Brito foi baseado também em artigos acadêmicos, como do Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR, Ari da Silva Fonseca Filho, onde afirma que “abordar o turismo sob a óptica cultural é tarefa que vai além da preocupação em se efetivar o seu entendimento, mas também de dialogar com outras áreas tradicionais do conhecimento, como a História, Geografia, Artes, Ciências, Biologia e outras, ampliando a percepção de mundo dos estudantes e oferecendo novos conhecimentos a serem agregados em sua formação básica”.

“Não há como um setor alcançar um alto nível de competitividade se não houver investimento na educação de crianças e jovens. Petrópolis vem se posicionando cada vez mais como um dos principais destinos turísticos do país, porém, precisa investir na conscientização da população. Daí a necessidade desse conjunto de atividades econômicas na Escola Básica – Ensino Fundamental e Médio – identificando o turismo como nova área de conhecimento”, declarou  Brito.

Segundo a justificativa apresentada no projeto, “é muito importante destacar que no âmbito da escola básica, mais especificamente no ensino fundamental e médio, os conhecimentos de turismo não devem ter um caráter profissionalizante ou técnico, já que a formação das crianças e adolescentes não visa, necessariamente, o futuro profissional, mas sim a ampliação dos conhecimentos, cultura e a visão do mundo”.

O projeto agora segue para a sanção do prefeito Bernardo Rossi.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).